“ A BENÇÃO NUNCA VEM SOZINHA.”

Escrito em 04/04/2021
Família Viva Realengo

“Já estamos em Cristo os céus estão abertos.”


I – A BENÇÃO NUNCA VEM SOZINHA

1.1. Quando você se relaciona com o Pai com base na obra consumada e não confiado em seu próprio merecimento o céu se alegra com você. E porque estamos em Cristo os céus já estão abertos sobre a nossa cabeça.
1.2. É maravilhoso ter essa santa expectativa de coisas positivas transbordando sobre nós. Mas eu gostaria de acrescentar algo que poucas vezes você tem ouvido. Na verdade, quero lhe dar uma chave espiritual hoje. As bênçãos nunca veem sozinhas, elas sempre veem acompanhadas de perseguição (Mt. 10.29-30).
● É um fato da vida. Nem todos vão comemorar as suas vitórias e o seu sucesso. Nem todos os seus amigos ficarão felizes com a sua promoção. O favor de Deus em sua vida vai despertar a inveja, o ciúme e perseguição!
1.3. Lidar com a perseguição pode parecer simples, mas não se engane, é um grande desafio. Somos continuamente tentados a ficar ofendidos e chateados. Podemos ser tomados de impulsos homicidas e mesmo aquele com temperamento mais sereno pode querer brigar e revidar as ofensas. Enquanto você se sentir assim, a bênção não será realmente uma bênção.
1.4. Você tem que passar no teste e ignorar os insultos, ignorar o que as pessoas dizem, não prestar atenção aos críticos, aqueles que tentam desacreditá-lo e até caluniá-lo. 
● A verdade é que eles não estariam falando se você não estivesse fazendo diferença, se você não fosse um líder, se você não estivesse resplandecendo com a glória de Deus. 
● Quando a bênção se manifesta na minha vida, imediatamente a perseguição se levanta. 

II – A BENÇÃO TESTARÁ NOSSOS LIMITES

2.1. Em Gênesis 26 lemos que houve uma grande seca nos dias de Isaque. E junto com a seca sempre vem uma grande fome. Deus, porém, disse para Isaque não sair, mas permanecer naquela terra porque ali ele seria abençoado.

2.2. Aquela região era controlada pelos filisteus e tudo parecia ir bem com os vizinhos amigáveis até que Isaque plantou naquela terra. Ele deu um passo de fé e semeou em um tempo de seca e aconteceu algo extraordinário, naquele mesmo ano Isaque plantou e colheu cem vezes o que tinha semeado. 

2.3. Os filisteus não tiveram problemas com Isaque enquanto ele estava sofrendo junto com eles a falta de todas as coisas, mas assim que Deus o abençoou, eles se tornaram cheios de inveja e crítica. Eles pensaram que podiam impedir o favor sobre Isaque por isso resolveram entulhar os seus poços. E isso foi um grande teste para Isaque. Quais são esses testes?

a) O teste de EsequeDepois de se separar de Abimeleque Isaque mudou-se para Gerar, mas o problema da inveja continuou. Isaque voltou a cavar poços e o primeiro ele chamou de Eseque, que quer dizer “contenda”. O poço era de água nascente. É interessante que os filisteus disseram que o poço era deles. Sabendo que a bênção é fruto do fluir do poço de Deus em nossas vidas, aqueles que estão tomados de inveja tentarão bloquear o fluir com entulhos. Entulho é tudo aquilo que um dia foi útil, mas que agora tornou-se desnecessário. É melhor não resistir ou confrontar o invejoso, apenas se afaste dele. 

b) O teste de Sitna: O segundo poço que Isaque cavou foi chamado “Sitna” que quer dizer inimizade. Quando Davi era adolescente, no campo dos pastores, cuidando das ovelhas de seu pai, ele não teve muita oposição, mas depois de matar Golias, ele se tornou um herói da noite para o dia. O rei Saul acabou mandando chamar Davi para que ele fosse ao palácio e se tornasse seu escudeiro. Um dia, Saul ouviu pessoas cantando “Saul matou milhares e Davi matou dezenas de milhares”. Saul pensou “Esse cara é mais popular do que eu”. Saul ficou com ciúmes. Um dia, enquanto Davi tocava harpa para Saul procurando fazê-lo se sentir melhor, Saul pegou uma lança e atirou em Davi tentando matá-lo, mas Davi se esquivou do ataque. Saul não estava jogando lanças em nenhum de seus outros homens. Ele viu algo especial em Davi. Em um certo ponto Davi teve a chance de matar Saul, ele o encontrou dormindo no deserto. Era sua grande oportunidade de se vingar, mas Davi não quis. Ele não tocaria no ungido de Deus. Por fim, Saul foi morto em uma batalha e Davi assumiu o trono.

c) O teste de Reobote: O terceiro poço que Isaque cavou chamou-se “Reobote” que quer dizer “amplidão, um grande espaço”. No terceiro poço não contenderam porque agora era notório que a bênção do Senhor era com Isaque. Quando mantemos o nosso coração correto rejeitamos a raiva, o rancor e amargura nós nos qualificamos para um novo nível de bênção e favor. Esse será um lugar amplo e espaçoso como Reobote.

d) O teste de BersebaA partir de Gênesis 26:28 a palavra de Deus diz que Abimeleque, o rei dos filisteus, reconheceu que o favor e a bênção de Deus estavam sobre Isaque, por isso foram e fizeram as pazes com ele. Fizeram ali uma aliança. Depois disso os servos de Isaque encontraram o poço de Berseba que quer dizer “aliança ou juramento”. O alvo final de Deus é que todos reconheçam a bênção de Deus em sua vida. Quando eles reconhecerem precisamos nos abrir para eles e permitir que entrem debaixo do favor também. Eu acredito que Deus está prestes a liberar maisbênçãos e favor como você nunca viu!

COMPARTILHAMENTO NAS MICROCÉLULAS:

1) Que experiência de perseguição você já experimentou em sua vida, devido o favor de Deus? Compartilhe!

2) O que você diria para um irmão que está passando por perseguição, por que tem favor de Deus? Compartilhe!

3) Qual dos testes vividos por Isaque você já passou em sua vidaCompartilhe!