“O nosso espírito é como um rádio que tem a função de sintonizar as ondas do céu, receber e também transmitir.”

Escrito em 21/04/2021
Família Viva Realengo


As coisas do espírito são vida
É fundamental que separemos bem aquilo que é da alma daquilo que é do espírito. O critério para fazermos essa distinção é a vida. Tudo o que é do espírito é vida, mas o que é da alma resulta em morte.
As coisas do espírito sempre manifestam vida. A vida é algo contagiante. Quando abrimos a boca pelo espírito, a vida vai flui e se espalha por entre os irmãos.
A vida também é alimento. Quando falamos algo do espírito, aquilo será a Palavra de Deus. Toda Palavra de Deus é espírito e vida. Quando falamos algo pelo Espírito, essa palavra é espírito e vida (Jo. 6:63).
A vida é algo sobrenatural e ser guiado pelo Espírito é ser guiado por esta vida. Para sermos guiados pelo Espírito é necessário desenvolvermos uma sensibilidade em nosso próprio espírito. Se não formos sensíveis, não poderemos perceber a direção e a voz de Deus.
Quero compartilhar alguns princípios para percebermos a direção de Deus no espírito.
“Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito” (Gl. 5:25).
“Já que vivemos pelo Espírito, mantenhamos o passo certo com o Espírito” (Gl. 5:25 - Tradução da New International Version).
“Se estamos vivendo agora pelo poder do Espírito Santo, sigamos a direção do Espírito Santo em todas as áreas de nossas vidas” (Gl. 5:25 - Bíblia Viva).
Muitos pedem sinais e fazem provas de Deus para serem guiados por Ele. Mas Deus não nos deseja guiar por meio de coisas exteriores. O Espírito nos guia pela sua vida dentro de nós.
Há uma sensação dentro de nós produzida pelo Espírito. Precisamos ser sensíveis a ela. Tal sensação se manifesta pelo testificar e pela paz, ou, ainda, pelo constrangimento e pela restrição.
O cristianismo do Novo Testamento não é meramente participar de ritos e cerimônias, nem tampouco observar as regras e os regulamentos. É muito mais do que vivermos uma vida correta e moralista ou seguir uma filosofia ou um sistema de pensamento positivo. O cristianismo real é sobrenatural. É a vida de Cristo dentro de nós!
É porque Cristo habita em nossos corações que podemos experimentar a direção do Espírito Santo. Todavia, precisamos aprender a reconhecer quando o Espírito está entristecido (Ef. 4:30), quando Ele está alegre dentro de nós e quer que nos regozijemos ou quando Ele está com um fardo e deseja orar através de nós.
Tudo começa quando percebemos uma sensação em nosso espírito. Entendemos, então, que o Senhor está querendo nos dizer algo. Devemos parar e esperar silenciosamente nEle até compreendermos o que Ele está dizendo.
Aja de acordo com a direção recebida. Coopere com o Senhor. Procure lembrar-se desta experiência e o que ela significou, assim você será capaz de reconhecê-la novamente .

A paz é o árbitro em nosso coração. Nós percebemos o nosso espírito no coração. O árbitro é o juiz, aquele que decide.
Imagine um jogo de futebol. Enquanto tudo está indo de acordo com as regras e não há nenhuma falta ou infração, o apito do árbitro está em silêncio. Entretanto, quando há uma infração das regras, ouve-se o apito, e é preciso que o jogo pare imediatamente. Os jogadores, então, olham

para o árbitro para descobrirem o que aconteceu de errado e qual é a sua decisão na situação. Assim que ele esclarece as coisas, o jogo pode prosseguir novamente.
É assim também com a paz de Deus em nossos corações. Quando as coisas estão fluindo no propósito de Deus, há uma paz interior profunda em nossos corações. Esta paz deveria sempre estar lá. Paulo diz que somos chamados a uma paz assim. Se por acaso perdermos esta paz, então precisaremos nos voltar para o espírito para descobrirmos o erro. Por que perdi a minha paz? O Espírito Santo nos mostrará, rapidamente, onde estamos errados e como corrigirmos a situação. Quando fazemos isto e voltamos à posição correta outra vez, a nossa paz é restaurada.