O Cap. 13 de Mateus trata de Parábolas (Histórias) para fazer-nos entender o Reino dos Céus. Usando um barco, à beira mar, Jesus promove Contos e explica o Reino a todos, mais profundamente a Seus Discipulos.
I - A PARÁBOLA DO SEMEADOR
- A Semente é a mesma, mas o terreno onde cai, FAZ TODA A DIFERENÇA
> A Semente é a Palavra de Deus, são as Verdades do Reino (V 19).
> O Semeador é quem a Divulga: Jesus e Seus enviados (V 3)
> Fala por Parábolas pra que, SÓ AQUELES que o Pai quer dar a Conhecer o Reino, conheça (V 11), a quem Deus fechou (Judeus endurecidos) não Vejam nem se Convertam (V 15). O Reino é pra humildes que ouvem de Bom Grado.
> QUATRO TIPOS DE TERRENOS (CORAÇÃO DAS PESSOAS):
1) Terrenos a beira do Caminho (V 4) > Não Compreende e o diabo rouba (19)
2) Solo Rochoso, terra rasa (V 5-6) > Recebe a Palavra com alegria, mas não tem raiz, QUANDO CHEGAM AS LUTAS, se escandaliza - (V 20-21)
3) Terra com Espinhos (V 7) > Ouve a Palavra mas os Cuidados do mundo e a fascinação pelas riquezas sufocam a Palavra e não nasce (V 22).
4) Há 3 TIPOS de Terra Boa (V 8 e 23) > Quem ouve a Palavra e Compreende, Frutifica, Gera Suas Verdades. Pode gerar até 100% dela, ou 60 %, ou 30%.
Conclusão: O Reino é Verdade mas tudo Depende de eu COMPREENDER.
II - A PARÁBOLA DO JOIO - V 24-30
- Aqui, Quem Semeia a Boa Semente é Jesus (V 37).
- A Boa Semente são OS FILHOS DO REINO, os Salvos das Trevas (V 38)
- O joio são os filhos do maligno, semeados no Reino pelo próprio diabo (39)
- Não se deve arrancar o joio, pra não tirar o Trigo junto, deixa crescer juntos e os Anjos ajuntarão primeiro (30) o joio e lançará no inferno (41-42).
> OS FILHOS DO REINO RESPLANDECERÃO no Reino do Pai ( V 43)
III - A PARÁBOLA DO GRÃO DE MOSTARDA (31-32)
- O Reino dos Céus, é aparentemente pequeno, mas se tornaria ENORME e iria alimentar e abrigar multidões em seus Ramos. Vai crescer MUITO MAIS!
IV - A PARÁBOLA DO FERMENTO (V 33)
- O Reino é parecido com Fermento que, ao Ser Colocado nas nossas vivências VAI LEVEDANDO TUDO, fazendo tudo Crescer pouco a pouco.
> Jesus falou por Parábolas pra Cumprir a Profecia, clareando o oculto - 35.
V - O REINO É COMO TESOUROS ESCONDIDOS (44-46)
- O Reino é como um Tesouro Oculto, que alguém acha, esconde, fica muito feliz, e TROCA TUDO QUE TEM PELO CAMPO QUE ESTÁ O TESOURO.
- O Reino é como Pérolas de Grande Valor! Quem trabalha pra encontrar, ao achá-la, VENDE TUDO QUE TEM E A COMPRA - Troca Tudo pelo Reino.
VI - O REINO É COMO PESCARIA (47-50)
- É como uma Rede que recolhe peixes de toda espécie, mas os Pescadores separam bons e ruins! Os Anjos separarão os que agiram com justiça na terra depois de Salvos e lançarão no fogo os que seguiram a maldade!
VII - OS PAIS NO REINO DOS CÉUS (V 51-52)
- Todo aquele que APRENDE AS VERDADES DO REINO e ENSINA o Velho Testamento e o Novo, TODA A PALAVRA, é “Pai de Família” no Reino.
Conclusão:
Jesus Contou estas Parábolas na Praia, e Ensinava com Graça também sobre o Reino na Sinagoga.Todos se maravilhavam de Sua Sabedoria e Poder, questionando Sua origem simples e Sua família. E ESCANDALIZARAM-SE dEle, não Lhe dando HONRA. Por isto (incredulidade da Pessoa dEle) NÃO FEZ ALI MUITOS MILAGRES... (É Preciso Crer no Enviado de Deus e Honrá-lo pra recebermos aquilo que Deus tem pra nós através dele!) O REINO É REAL!