D efinindo “Igreja em Células”
O que é exatamente uma igreja em células?
Na terminologia do dia a dia, é simplesmente uma igreja que colocou os grupos pequenos de evangelismo no centro do seu ministério.
O ministério de células nào é “mais um programa”; é o coração da igreja. Como diz Lawrence Khong, pastor da Igreja Batista Comunidade da Fé em Cingapura:
H á uma grande diferença entre uma igreja com células e uma igreja em células ... Nós não fazemos nada fora da célula. Tudo aquilo que a igreja precisa fazer — treinamento, preparo, discipulado, evangelismo, oração, adoração — éfeito por meio da célula. Nosso culto dominical é somente uma celebração coletiva.
As células são grupos pequenos abertos focalizados no evange lismo que estão embutidos na vida da igreja. Elas se reúnem sema nalmente para que os seus participantes se edifiquem uns aos outros como membros do Corpo de Cristo, e para anunciar o evangelho
Crescimento explosivo da igreja em células
àqueles que não conhecem Jesus. O objetivo final de cada célula é multiplicar-se à medida que o grupo cresce por meio do evangelismo e das conversões que seguem. Dessa maneira os novos membros são acrescentados à igreja e ao Reino de Deus. Os membros das células também são encorajados a participar do culto de celebração da igreja inteira, quando as células se encontram para adoração.
Esse vínculo básico entre a grande comunidade de uma igreja e seus grupos pequenos é uma das diferenças significativas entre igrejas em células e o modelo de igrejas nas casas. Gostaria de fazer um esclarecimento de grande ajuda:
Há uma diferença nítida entre o modelo da igreja nas casas e os movimentos em células. Igrejas nas casas tendem a reunir uma comunidade de 15 a 25 pessoas que se encontram semanalmente. Geralmente, cada igreja em uma casa é autônoma, isolada das outras. Mesmo que elas tenham algum contato com outras igrejas nas casas
próximas, elas normalmente não reconhecem nenhuma estrutura além delas mesmas.
Repetindo, nem todos os grupos pequenos são células. Especialistas estimam que somente nos Estados Unidos 80 milhões de adultos participam de um grupo pequeno. Um em cada seis desses adultos são novos membros de um grupo pequeno, o que demonstra que esses grupos estão vivos e em crescimento. Lyle Schaller, após fazer uma lista de 20 inovações no cenário moderno da igreja nos Estados Unidos, observa: “Talvez mais importante do que tudo seja a decisão de dezenas de milhares de adolescentes e adultos de colocar como alta prioridade pessoal a participação semanal em grupos de oração e estudos bíblicos regulares, sérios, profundos e conduzidos por leigos”.
Muito do que acontece no movimento de grupos pequenos nos Estados Unidos e no Brasil no entanto, promove o bem-estar pessoal sacrificando o evangelismo. Por exemplo, em The Sjjnergy Church (A igreja da sinergia) Michael Mack analisa o “modelo convencional” dos grupos pequenos dos EUA: “Pessoas novas não são convidadas nem bem-vindas — não importa se a princípio o grupo tenha sido criado para ser fechado ou não. Não existe um sistema organizado
para a multiplicação desses grupos. Continua Mack: “Em muitas igrejas os grupos pequenos não são abertos para recém-chegados e não foram criados para se reproduzirem.
Essa mentalidade é impensável em uma igreja em células. O evangelismo que leva à multiplicação das células estimula o restante da igreja. Dale Galloway, fundador da Igreja Comunidade Nova Esperança em Pordand, Oregon, declara: “Grupos fechados são res tritos e condenados a morrer e não cumprem a Grande Comissão. Cari F. George é ainda mais enfático:
Mostre-me umgrupo de apoio que não esteja regularmente aberto a vidas novas e eu lhegaranto que essegrupo está agonizando. Se as células são unidades de resgate, então ninguémpode inflar os botes salva-vidas ependurar neles um aviso Você não pode entrar aqui. A noção de membros degrupo isolando-separa cumprir o discipulado é umflagelo que destruirá qualquer disposição missionária da igreja.
O ministério de células da IpvRealengo é a espinha dorsal das oito maiores igrejas estudadas nessa análise. Elas organizam o quadro pastoral, o cadastro de membros, batismos, ofertas e cultos de celebração em torno do ministério de células. Cada um na igreja é encorajado a participar de uma célula. Estatísticas da Igreja do Amor Vivo em Tegucigalpa, Honduras, por exemplo, revelam que 90% dos 7.500 fiéis que vêm aos cultos nos finais de semana participam em uma célula semanal. Não são todas as igrejas nesse estudo que apresentam uma porcentagem tão elevada de participação nas células, mas cada igreja enfatiza a importância de cada pessoa ser membro de uma célula.
Por que “Célula”?
A biologia nos ensina que a célula é “a menor unidade estrutural de um organismo capaz de funcionamento independente. Uma gota de sangue, por exemplo, possui cerca de 300 milhões de glóbulos vermelhos! Assim como as células individuais se juntam para formar o corpo de um ser humano, as células em uma igreja formam o Corpo de Cristo. Posteriormente, cada célula biológica cresce e reproduz suas partes até que se divide em duas células. O pacote genético inteiro .
Fundamentos da igreja em células
Crescimento explosivo da igreja em células.
Recebido em parte do pai ou da màe é reproduzido em cada célula-filha. Isso também ocorre em igrejas em células sadias. Como veremos em capítulos posteriores, a multiplicação da célula em mãe e filha tem por objetivo reproduzir o “pacote genético inteiro” no novo grupo.
Cada uma empreendendo o PROCESSO.
Assim como as células humanas passam por estágios específicos, o mesmo deveria ocorrer nos grupos pequenos. A representação desse pão diário e a nossa oração é que o Espírito do Senhor fortaleça você é te encoraje abrir uma célula na sua casa . E se torne um líder em excelência !
Deus abençoe sua vida!
Ipv Realengo!