CONTANDO OS DIAS PARA ADQUIRIR SABEDORIA!

Escrito em 08/02/2021
Família Viva Realengo


Salmos 90.12   

“Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”

 

Introdução: Nas últimas semanas, nós aprendemos que de acordo com a Bíblia, a vida do povo de Deus era pautada por um ciclo de 7 (sete) anos e que Deus conta os anos de maneira diferente dos homens. Existem dias que não são contados por Deus. Há anos qusimplesmente Deus não conta!

 

Tratando sobre o tema algumas questões surgem em nosso coração. O que significa aprender a contar os nossos dias? Como alguém pode se tornar sábio apenas contando os seus dias? Moisés proclama neste salmo que o alvo de aprender a contar os nossos dias em Deus é adquirir um coração sábio.

 

Existem razões pelas quais alcançamos êxito e há razões pelas quais falhamos. Certamente há um processo para adquirir um coração sábio.

Ter um coração sábio é um grande diferencial para a caminhada do sucesso. Devemos contar os nossos dias para ter sabedoria. Não somente a sabedoria humana, mas a sabedoria que vem de Deus.

 

Há muitas pessoas que se vangloriam sobre seu conhecimento, educação e formação acadêmica, mas muitasdelas fazem de suas vidas um desastre por falta de discernimento e percepção espiritual, ou seja, de sabedoria que vem de Deus.

 

Sabedoria e conhecimento são semelhantes, mas não são a mesma coisa. Conhecimento é quando temos informações sobre um fato, mas, a sabedoria é adquirida quando sabemos o que fazer com os fatos da vida, quando sabemos lidar com as situações, quando sabemos enfrentar, espiritualmente, as adversidades, isso se chama sabedoria. 

Quando sabemos lidar com as situações da vida, em linha com a Palavra, aplicamos a sabedoria que vem de Deus. Sabedoria é a forma com que aplicamos o conhecimento. 

 

Nós temos muito acesso a informações nos dias de hoje. Muitas pessoas adquirem muito conhecimento, mas grande parte dessas pessoas não sabem o que fazer com este conhecimento adquirido, falta sabedoria. Vejamos uma ilustração:

 

Ilustração:

Uma pessoa que fuma tem o conhecimento que o próprio Ministério da Saúde adverte que fumar faz mal à saúde e provoca câncer. Se alguém fumar e morrer, essa pessoa teve conhecimento, ela já sabia do fato.Isso é conhecimento. 

Sempre que alguém fuma, é candidato à morte. Todo mundo sabe disso. E qual é a sabedoria no meio de tudo isso? A sabedoria está em jamais colocar um cigarro na boca. Para um fumante é pegar o cigarro, jogar fora e nunca mais fumar. Eu sei e tenho conhecimento de que cigarro mata. Se eu não fumo aplico sabedoria. Portanto, quem fuma está agindo de maneira imprudente.

 

****

Conhecimento é saber que tomate é umfruta.

Sabedoria é não colocá-lo na salada de frutas. 

 

O conhecimento é necessário, mas a sabedoria é imprescindível. A palavra de Deus nos exorta a buscar a sabedoria. O homem mais sábio do velho testamento declara que precisamos procurar a sabedoria da mesma forma que uma pessoa busca um tesouro:

 

Provérbios 2.1-4

1 Filho meu, se aceitares as minhas palavras e esconderes contigo os meus mandamentos,

2 para fazeres atento à sabedoria o teu ouvido e para inclinares o coração ao entendimento,

3 e, se clamares por inteligência, e por entendimento alçares a voz,

4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,

5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.

6 Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento.

7 Ele reserva a verdadeira sabedoria para os retos; é escudo para os que caminham na sinceridade.”

 

 

É preciso tempo para se tornar verdadeiramente sábio, porque a sabedoria vem como resultado de aprender com as decisões que tomamos. Mas, afim de obter a sabedoria divina que precisamos, há coisas que podemos fazer. 

Vejamos o que fazer para aprender a contar os dias, buscando um coração sábio:

 

 

F.T.: Em primeiro lugarteremos um coração sábio...

I – BUSCANDO A SABEDORIA DILIGENTEMENTE(Pv. 2.4-5):

    Como ninguém nasce com sabedoria, temos duas opções - busca-la ou enfrentar as consequências de viver sem ela,vivendo dias que não são contados por Deus. O mundo oferece muitas outras atividades que atendem aos nossos desejos - segurança, riqueza, amigos, saúde, popularidade, destaque, prestígio ou beleza. Mas Provérbios 8:11 diz que todas as coisas desejáveis ​​não se pode comparar com a sabedoria. 

Provérbios 8.11

Porque melhor é a sabedoria do que os rubis; e tudo o que mais se deseja não se pode comparar com ela

 

     Ao observarmos um mineiro, vemos que para ele conseguir pedras preciosas, ouro e prata, é preciso muito suor, lágrimas e até mesmo sangue. O verdadeiro tesouro não está exposto e não é tão fácil de se conseguir. Há um preço para ter um tesouro, pois normalmente, tesourosprecisam ser buscados. Por isso, somos exortados a buscar a sabedoria como tesouro escondido.

 

Provérbios 2.4-5 

“4 se buscares a sabedoria como a prata e como a tesouros escondidos a procurares,

5 então, entenderás o temor do SENHOR e acharás o conhecimento de Deus.”

 

     Todo cristão a partir do momento que nasceu de novo, deveria conduzir a sua vida em busca deste tesouro da sabedoriaA razão pela qual algumas pessoas tem sucesso enquanto outras falham, tem pouco a ver com habilidades.A maioria dos nossos fracassos pode ser atribuída à falta de conhecimento e sabedoria

 

      Buscar diligentemente sabedoria exige disciplina. É preciso disciplina, para poder sobressair em qualquer coisa na vida. A sabedoria espiritual é produto de uma busca diligente. A sabedoria é resultado da revelação. Agimos com sabedoria, quando aplicamos em nosso viver diário a revelação que obtivemos na palavra. 

 

       Precisamos diligentemente buscar sabedoria, como alguém em busca de um tesouro. Como aplicar de maneira prática princípios que eu não conheço? A sabedoria deve ser objeto de desejo. Vejamos o exemplo do próprio Salomão que orou ao Senhor pedindo sabedoria:"Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo, pois quem poderia julgar a este tão grande povo?" (II Cr 1.10)

 

Salomão poderia pedir qualquer coisa para Deus, o Senhor deu esta oportunidade a ele: Salomão você pode me pedir o que quiser!” O Senhor facultou isso a ele, entretanto, Salomão não pediu para vencer aos seus inimigos,não pediu um bom casamento, nem riqueza, nem filhos bons, ele pediu apenas sabedoria.

• A prova do desejo é a busca. Você nunca terá o que você não busca.
• Para termos sabedoria, é preciso adquiri-la. Pague um preço, busque, vá atrás, adquira sabedoria. 
• A sabedoria nos dá um conselho: procura obter sabedoria, use tudo que você possui para adquirir entendimento. 
•  É preciso pagar um preço por sabedoria. Deus nos dá sabedoria, mas o princípio dela é: Busque! 
• Precisamos criar uma conexão com a sabedoria de tal maneira que possamos dizer: minha irmã. 

 

 

F.T.: Em segundo lugarteremos um coração sábio...

II – ANDANDO COM OS SÁBIOS (Pv. 13. 20):

 

Provérbios 13.20

Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau.

 

Nunca subestime a influência de pessoas em nossas vidas. Elas podem nos ajudar a crescer em sabedoria, ou nos fazer sofrer danos. É por isso que precisamos avaliar quem são as pessoas com quem caminhamos.

A Bíblia não poderia ser mais clara: as pessoas influenciam umas as outras. Os bons influenciam para o bem; os maus, para o mal. Esta é uma regra básica. Há crente que ingenuamente acha que não tem perigo se cercar da companhia de pessoas ímpias, a ponto de deixar essas pessoas falarem em suas vidas, exercerem influência.

          Quando o diabo quer derrubar você, ele coloca uma pessoa em sua vida. Quando Deus quer nos fazer crescer,Ele também coloca uma pessoa em nossas vidas. Para alcançar um coração sábio precisamos de vínculos de amor com pessoasA Sabedoria também é adquirida andando com os sábios.

 

          Sabemos que sabedoria também é um dom de Deus. O Dom da palavra de sabedoria é a sabedoria de Deus sendo dada ao homem para um fim proveitoso. As pessoas pensam que este dom é recebido somente por meio de oração e imposição de mãos. 

          É preciso ser muito cuidadoso nesse ponto. Eu creio no poder da imposição de mãos, pois é uma doutrina fundamental do Novo Testamento. É a forma como os dons do Espírito nos são ministrados. É tão importante que Paulo diz para Timóteo não impor as mãos precipitadamente sobre ninguém. 

 

I Timóteo 5.22

A ninguém imponhas precipitadamente as mãos. Não te tornes cúmplice de pecados de outrem. Conserva-te a ti mesmo puro.

 

O próprio Timóteo recebeu o dom de evangelista pela imposição de mão do apóstolo Paulo. 

 

II Timóteo 1.6

Por esta razão, pois, te admoesto que reavives o dom de Deus que há em ti pela imposição das minhas mãos.

 

         É indiscutível que o dom de evangelista começou a operar na vida de Timóteo após a imposição de mãos. No entanto é preciso advertir que recebemos o dom de Deus e não dos homens. Os homens são apenas o canal para recebermos. Além disso, é preciso dizer que não funciona de forma automática. Eu creio que a imposição de mãos funciona quando somos realmente filhos bem como quando decidimos ser discípulo. 

 

        É a filiação que nos habilita a recebermos a unção pela imposição de mãos. Deus pode fazer todas as coisas como bem lhe apraz, mas eu não acredito que eu possa receber a unção de alguém que eu nem mesmo conheço. Se você quer ter a sabedoria dos sábios, você precisa andar com os sábios. Andar com sábios fala de receber influência dos sábios.

 

          Por isso, o vínculo no discipulado é a melhor maneira de andar com os sábios. Sabemos que Deus se move no corpo e não faz nada sozinho, foi assim desde a fundação do mundo quando a Trindade criou todas as coisas e daí por diante. Deus trabalha através de alianças espirituais estabelecidas e a transferência de unções específicas se dá através do discipulado. Foi assim com Jesus e os discípulos, Elias e Eliseu, Samuel e Davi, Moisés e Josué. A sabedoria flui do discipulador para o discípulo.

 

       Bíblia diz que ao verem a intrepidez de Pedro e João, sabendo que eram homens iletrados e incultos, admiraram-se; e reconheceram que haviam eles estado com Jesus.” Porque os membros do Sinédrio ficaram admirados de Pedro e João? Eles ficaram perplexos com a sabedoria que fluía daqueles homens iletrados (eles não eram rabinos) e incultos (eram homens comuns), mas que neles havia um grande diferencial, eles andaram com Jesus. 

 

Como os discípulos receberam essa influência de Jesus ao ponto de homens iletrados e incultos serem admirados pelos doutores da lei, membros do Sinédrio? A maneira de receber uma unção é seguindo o padrão que o próprio Senhor Jesus colocou. “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue permanece em mim, e eu, nele” (João 6:56). A maneira de desfrutarmos de tudo o que vem do Senhor é comendo a sua carne e bebendo o seu sangue.  

 

            Evidentemente estamos falando de algo simbólico e não de uma seção de canibalismo. No verso 63 de João 6 o Senhor diz que as suas palavras são espírito e vida. Sendo ele o verbo, a palavra viva, comer a sua carne é internalizar a sua Palavra. Sendo o sangue o símbolo de vida, beber o sangue é ser participante do mesmo tipo de vida.

 

Creio que esse mesmo princípio se aplica a nós. Se quero receber a unção que está sobre um homem de Deus eu preciso comer as suas palavras e participar da sua vida espiritual. Essa é a maneira bíblica de se participar de uma unção.

 

Todos nós sabemos algo porque aprendemos aquilo com alguém. Não somos o novo Adão que aprende tudo diretamente de Deus. Homens orgulhosos e inseguros é queresistem a aprender com outros.

 

Em mais de vinte anos caminhando em uma Igreja em Células, eu aprendi como é importante o relacionamento no discipulado para o meu crescimento espiritual e estabilidadeNa verdade, eu aprendi que eu preciso está inserido neste contexto para poder cumprir o propósito de Deus em minha vida

 

• Eu preciso estar em uma atmosfera onde minhas percepções da vida podem ser contestadas. 
• Eu preciso estar em um ambiente que me oferece a oportunidade de aprender e utilizar meus dons espirituais. 
• Eu preciso estar envolvido neste ambiente onde há supervisão e apascentamento no que se refere a meu viver diário, um lugar onde eu possa receber sabedoria divina. 
• Eu também preciso estar em comunhão com as pessoas que mantêm os mesmos valores que eu abraço.
• Eu preciso estar envolvido em um lugar onde eu possa ser encorajado quando eu sinto vontade de desistirde algo, um lugar onde os outros vão orar por mim quando eu estou desanimado
• Não, não temos que lembrar sobre as imperfeições que existem nos irmãos dos nossos discipulados, poistodas as críticas nunca irão desfazer o papel que tem o discipulado em nossa edificação pessoal
• Há uma sabedoria que apenas será adquirida andando com os sábios! Precisamos andar em discipulado para obtê-la!

 

F.T.: Em terceiro lugar, teremos um coração sábio...

III – SENDO INSTRUÍDO NA PALAVRA DOS SÁBIOS (Pv. 1. 5-6)

 

Provérbios 1.5-6

5 Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade

6 para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios.

 

A melhor maneira de alcançar sabedoria e sendo instruído na Palavra de Deus. Para isso devemos fazer os cursos bíblicos oferecidos pela igrejaPrecisamos ser instruídos na palavra, pois todos nós precisamos renovar a nossa mente para sermos transformados. A palavra de Deus declara em Romanos 12.2: “E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

 

É claro que podemos fazer uma parte disso sozinhos, lendo a Palavra em casa por exemplo, mas quando somos novos convertidos, principalmente, precisamos de ajuda nas disciplinas espirituais, até porque estudar a Palavra para a renovação da mente, não é como ler um livro qualquer, existe uma batalha espiritual para nos resistir. Daí a importância do ensino coletivo da Palavra em nossos cursos. 

 

Todos nós precisamos de ajuda para entender a Palavra e acima de tudo para ter revelação que é, o que de fato tem poder para nos transformar. Por isso é tão importante nos expor a um ambiente onde podemos compreender melhor o que estamos lendo e recebermos, de irmãos mais velhos, revelações da Palavra que ainda não temos, isso é transformador e fundamental para a edificação da igreja. 

 

Um outro ponto muito importante é que precisamos nos expor à Palavra afim de recebermos fé da parte de Deus, vivermos uma vida de vitória e sermos úteis para Deus. A fé vem pelo ouvir a Palavra revelada e os cursos da igreja são mais uma oportunidade para tal.

 

Esse é um tempo de recebermos os princípios elementares da fé; é sobre essa fundação que iremos construir nossa caminhada cristã de uma maneira segura e correta, para que quando vierem as tempestades nos encontramos firmes e também para não sermos levados por toda sorte de doutrinas sendo enganados pelas muitas vozes que virão para nos confundir. Por isso precisamos de convicções fortes na Palavra de Deus.

 

Assim que nos convertemos entramos em uma batalha espiritual e precisamos ser treinados nas nossas armas de defesa e ataque afim de lutarmos a batalha e prevalecer. 

 

Palavra de Deus é poderosa, de tal maneira que o Senhor usou sua própria palavra para colocar ordem numa terra que estava sem forma e vazia. Hoje temos esse poder a nossa disposição, pois a palavra está disponível a nós, todavia muitos acham essa palavra muito bela e profunda e acham que isso deve apenas ficar escrito em folhas de seda, o que Deus espera de nós é que sejamos cheios de Sua palavra, que é viva e eficaz, e coloquemos ordem em tudo aquilo que está bagunçado em nossa vida.

 

Esse é o grande desafio, pegar essas letras pretas escritas em papel branco, e transformá-las em poder e vida de Deus para nós. A sabedoria de Deus está em sua Palavra. Devemos desejar a sabedoria que está na Palavra de Deus.

 

Precisamos aprender a contar os nossos dias, buscando a sabedoria de Deus. Muitos irmãos perdem anos semconcluir a caminhada do vencedor (Encontro com Deus – Curso da águas – CME – CTL – Apocalipse – Seminário).Muitos eram para está bem à frente, mas perderem tempo pois não tiveram a disposição de sair de casa uma vez por semana para serem cheios da palavra de Deus.

 

• Não podemos mais perder tempo, este é o ano de oportunidades e portas abertas!
• Você precisa concluir todos os processos que foram interrompidos em sua vida.
• Se você saiu do discipulado, você precisa retornar imediatamente.
• Se porventura você ainda não fez um dos cursos da igrejaesse ano eu declaro que você irá até o final nesse processo!
• A sabedoria está em receber o conhecimento espiritual e tomar decisões fundamentadas na revelação que o Senhor nos deu.
• Que você não saia hoje daqui sem efetuar a matrícula nos cursos da igreja.

 

Conclusão: Ter sabedoria é ter entendimento e discernimento. É saber como aplicar a verdade às situações da vida. É ter bom senso e ser capaz de perceber quando o perigo se aproxima e afastar-se dele antes que o dano se concretize. É a aptidão de fazer a escolha certa e tomar a decisão correta. 

Precisamos aprender a contar os nossos dias, buscando alcançar um coração sábio, para isso precisamos:

- Buscar a Sabedoria diligentemente(Pagar o preço para adquirir sabedoria)

- Andar com os Sábios (andar em discipulado);

- Ser instruído na palavra de sabedoria (concluir o caminho do vencedor). 

Oração: Pai eu quero te adorar por essa palavra, Deus. Abençoe a vida dos meus irmãos que acabaram de ler e trás o entendimento de que o Senhor não conta o tempo em que estivemos  fora de sua presença. Obrigado meu Deus pelo dom da vida. Eu oro em nome de Jesus, amém.

 

 

07-01-2021

IPV REALENGO PR ANDRÉ

DOMINGO CELEBRAÇÃO