GRAÇA PARA SANTIFICAÇÃO é o poder e a habilidade de Deus que nos purifica e nos capacita a viver uma vida santa em um mundo corrupto.
Deus não muda
Alguns parecem acreditar que Deus era malvado e furioso no antigo testamento, mas, por alguma razão, ficou simpático no novo. Outros parecem acreditar que há dois tipos de Deus – um Deus de ira no antigo testamento e um Deus de graça, no novo testamento. A verdade é que Deus não passa por qualquer mudança de personalidade e nunca houve dois Deuses diferentes. Essa é a razão pela qual a graça não é um conceito apenas do novo
testamento. A primeira menção à graça está no primeiro livro da Bíblia: Porém, Noé achou graça diante do Senhor (Gênesis 6.8). Ao longo dos anos, eu tenho lido várias definições da palavra hebraica “chen”, que neste versículo é traduzida por “graça”. Essa palavra simplesmente implica a demonstração de favor, especialmente quando esse favor não é merecido.
Ela transmite a ideia de alguém inclinando-se ou curvando-se bondosamente para abençoar alguém que se encontra em “status” ou condição inferior. Ela também traz consigo a ideia de socorro, assistência e generosidade.
Noé e outros santos do antigo testamento experimentaram a graça e o favor de Deus, mas crentes do novo testamento podem experimentá-la de uma forma mais abrangente e intensa.
Como o Espírito Santo define esse maravilhoso atributo divino em operação na vida dos crentes que nasceram de novo? Ele usa uma palavra muito especial.
“Em alguns aspectos, a palavra graça é uma das mais importantes no novo testamento. Ela sempre significa duas coisas: o favor de Deus e a sua benção, a atitude Dele e os seus atos.”
O significado das palavras pode se intensificar ao longo do tempo. Tomemos como exemplo a palavra “explosão”. Ela alcançou um novo significado quando a bomba atômica apareceu, em 1945.
A ideia geral para explosão continuou a mesma, mas a percepção para o potencial de devastação a partir de uma simples explosão cresceu exponencialmente na mente e na imaginação das pessoas ao redor do mundo.
A mesma coisa acontece com a palavra grega charis, que é traduzida por graça, em português. Antes de Jesus pregar o Evangelho do Reino, charis significava simplesmente alguma coisa bonita, charmosa e prazerosa. Descrevia um ato de benignidade ou generosidade. Charis era usada para retratar uma pessoa considerada favorável, ou para retratar a demonstração de favor, ou a doação de um benefício. A palavra era usada especialmente quando o favor demonstrado ou a bondade exibida era espontânea e imerecida. Aristóteles definia charis como a “prestabilidade por alguém em necessidade, ou seja, a retribuição por alguma coisa sem que o ajudador possa ganhar algo em troca, mas apenas pelo bem da pessoa que está sendo ajudada”.
A natureza marcante da palavra charis fez dela uma maravilhosa escolha para Paulo e outros escritores do novo testamento quando precisaram de uma palavra para descrever a graça de Deus. Sua natureza amorosa, bondosa e benevolente foi expressa pela humanidade de forma extravagante, através do Seu filho, Jesus. Contudo, quando charis foi aplicada à natureza de Deus e as Suas ações pelos seres humanos, essa já rica e bela palavra se intensificou em sua grandeza.
Hoje uma pessoa pode ser benevolente a outra sem esperar alguma coisa em troca, mas os deuses gregos e romanos raramente eram benevolentes – especialmente com aqueles que não mereciam bençãos ou bondade. Além disso, os deuses pagãos ruel e ingrato. E tudo isso em plenitude e exuberante abundância, por nenhuma razão presente no receptor, mas por causa de todas as razões presentes no doador, o próprio Deus em pessoa.”
No novo testamento, charis ganhou um significado mais esplêndido e glorioso. O conceito de graça alcançou novos patamares à medida que começou a expressar mais do que a bondade finita das pessoas, mas o amor, compaixão e misericórdia eternos do único e verdadeiro Deus por toda humanidade. Provavelmente essa é uma das razões por que Paulo escreveu tanto sobre a graça de Deus para os romanos, gálatas e outros povos de igrejas com gentios convertidos. O Deus da Bíblia era totalmente diferente dos deuses que eles adoravam anteriormente. Ele era o Deus que oferecia a graça liberalmente a todos.
Através dos séculos da Igreja, a revelação da graça de Deus tem inspirado muitas declarações marcantes. Essas percepções captam as perspectivas e nuances levemente diferentes deste maravilhoso atributo de Deus: Sua maravilhosa graça.
“A graça é o amor que se importa e se inclina para socorrer.”
“A graça e o amor são, em sua essência mais íntima, uma coisa só.”
“A graça é o favor e a bondade imerecida de Deus pela humanidade.”
“Graça é uma proclamação. É o triunfante anúncio de que Deus, em Cristo, agiu e veio em socorro de todos que confiarão nele para sua eterna salvação.”
“Graça é o oposto de merecimento... Graça não é apenas o favor imerecido, mas é o favor demonstrado por aquele que merecia exatamente o contrário.”
“Graça significa mais, muito mais do que podemos expressar em palavras, pois não é nada menos que o infinito caráter do próprio Deus. Inclui misericórdia pelo inclemente e que não a merece, socorro para o desesperançado e sem ajuda, redenção para o renegado e repulsivo, amor para o desagradável e que não é amável, Um favor imerecido e que fomos alcançados por misericórdia e amor do Pai O Eterno.
Oração: Pai Eu Quero te adorar, Pai eu quero te pedir perdão, Pai eu preciso do Senhor tu és o Deus da minha vida. Eu recebo a tua graça em nome do Senhor Jesus eu oro hoje. Amém.