Ilustração: Perguntaram para um homem bem-sucedido: “como você faz quando as pessoas lhe enviam e-mail com críticas cruéis? Ele respondeu: “Não leio!”
Jeremias 12.5
“Se te fatigas correndo com homens que vão a pé, como poderás competir com os que vão a cavalo? Se em terra de paz não te sentes seguro, que farás na floresta do Jordão?”
Ilustração:
Certo dia, em um formigueiro, houve uma competição entre as formigas. O objetivo era quem chegaria ao topo de uma grande árvore. O percurso era repleto de obstáculos difíceis para seres tão pequenos. Haviam também predadores naturais.
Uma multidão acompanhava a competição, e a cada nova candidata, a torcida não hesitava em vaiar e esbravejar palavras negativas.
Então, uma a uma iam sendo eliminadas diante de uma plateia incrédula. Até que surgiu uma formiga que surpreendeu a todos.
À medida que ela ia ultrapassando os obstáculos, ouvia-se frases do tipo “Ela não vai conseguir”, “Ela não é capaz”. Sem contar aqueles que gritavam sem nenhum constrangimento “Vai cair!”, torcendo para que o pior acontecesse.
Porém, contrariando todas as expectativas, e sem se importar com o que diziam, nem tampouco olhar para trás, a formiguinha seguia firme. Até que, finalmente, chegou ao topo.
Todos estavam perplexos. “Como ela conseguiu?”, perguntavam entre si.
Ao terminar a competição, todos a cercaram, ansiosos para saber qual foi o segredo para ganhar aquela competição tão perigosa.
Mas a formiguinha olhava a todos sem entender o que estava acontecendo. Depois de algum tempo, o formigueiro começou a questionar o porque ela não respondia. Então, uma formiga que a conhecia disse: “Ela é surda!”
Essa palavra de Deus para Jeremias serve para todos nós. Precisamos de resiliência para enfrentar as adversidades da vida. Resiliência é a capacidade de augentar o tranco!
Provérbios 24.10
“Se te mostrares fraco no dia da angústia, é que a tua força é pequena.”
Firme está o meu coração, ó Deus! Cantarei e entoarei louvores de toda a minha alma. Eu vou continuar. Eu vou subir.
Eu vou avançar 2021 em todas as áreas da minha vida! E você ?
Oração:
Pai eu quero te adorar. Assim como Jeremias abriu o coração diante do Senhor quanto ao que as pessoas faziam com ele, nós também queremos desabafar com o Senhor.
Sabemos que fomos chamados para correr com os cavalos. Correr com os cavalos é aprender a lidar com as injustiças da vida. Correr com os cavalos é ter resiliência. Correr com os cavalos é
O Deus de Jeremias está comigo e sei que o Senhor não mente quando diz: perseverar mesmo quando tudo a nossa volta está dizendo para você parar. “Pelejarão contra ti, mas não prevalecerão; porque eu sou contigo, diz o SENHOR, para te livrar.” (Jr 1:19).