ARRARAI: TEMPO DE AVANÇAR!
II Samuel 11.1-27
“1 Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém.”
2 Uma tarde, levantou-se Davi do seu leito e andava passeando no terraço da casa real; daí viu uma mulher que estava tomando banho; era ela mui formosa.
3 Davi mandou perguntar quem era. Disseram-lhe: É Bate-Seba, filha de Eliã e mulher de Urias, o heteu.
4 Então, enviou Davi mensageiros que a trouxessem; ela veio, e ele se deitou com ela. Tendo-se ela purificado da sua imundícia, voltou para sua casa.
5 A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.
6 Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi.
7 Vindo, pois, Urias a Davi, perguntou este como passava Joabe, como se achava o povo e como ia a guerra.
8 Depois, disse Davi a Urias: Desce a tua casa e lava os pés. Saindo Urias da casa real, logo se lhe seguiu um presente do rei.
9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu para sua casa.
10 Fizeram-no saber a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada?Por que não desceste a tua casa?
11 Respondeu Urias a Davi: A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa.
12 Então, disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; à tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa.
14 Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias.
15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.
16 Tendo, pois, Joabe sitiado a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam homens valentes.
17 Saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.
18 Então, Joabe enviou notícias e fez saber a Davi tudo o que se dera na batalha.
19 Deu ordem ao mensageiro, dizendo: Se, ao terminares de contar ao rei os acontecimentos desta peleja,
20 suceder que ele se encolerize e te diga: Por que vos chegastes assim perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro?
21 Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele, do muro, um pedaço de mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então, dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu.
22 Partiu o mensageiro e, chegando, fez saber a Davi tudo o que Joabe lhe havia mandado dizer.
23 Disse o mensageiro a Davi: Na verdade, aqueles homens foram mais poderosos do que nós e saíram contra nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta.
24 Então, os flecheiros, do alto do muro, atiraram contra os teus servos, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu.
25 Disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não pareça isto mal aos teus olhos, pois a espada devora tanto este como aquele; intensifica a tua peleja contra a cidade e derrota-a; e, tu, anima a Joabe.
26 Ouvindo, pois, a mulher de Urias que seu marido era morto, ela o pranteou.
27 Passado o luto, Davi mandou buscá-la e a trouxe para o palácio; tronou-se ela sua mulher e lhe deu à luz um filho. Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR”.
A Bíblia diz que o Senhor nos fez primeiramente reis e sacerdotes. E o lugar do rei é na guerra. No tempo de Davi, esse era o costume dos reis: saírem à guerra.
“ Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair para a guerra, enviou Davi a Joabe, e seus servos, com ele, e a todo o Israel, que destruíram os filhos de Amom e sitiaram Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém... Porém isto que Davi fizera foi mal aos olhos do SENHOR.”
(II SM 11.1, 27b)
O texto fala de um rei que experimentou o fracasso, a ruína e a derrota porque ficou em casa no dia errado, pois, naquele tempo, era costume dos reis saírem á guerra.
Davi foi ungido por Deus como rei de Israel e estava fazendo um grande reinado. Onde ele punha a mão, ali Deus prosperava. Ele era vitorioso em todas as guerras; sempre saía à frente dos soldados. Ninguém questiona o fato de que Davi foi um grande rei. O leão não conseguiu derrotá-lo. O urso não conseguiu derrotá-lo. Golias não conseguiu derrotá-lo. A derrota que ele enfrentou em sua vida foi motivada por algo muito comum nos nossos dias, que se chama INDISPOSIÇÃO.
Uma única vez que ele resolveu ficar em casa a Bíblia diz que isso foi muito mal aos olhos de Deus.
Ficar em casa é uma bênção. Estar com a família é maravilhoso. Mas, em tempos de guerra, o lugar do rei é no campo de batalha à frente do exército.
Mesmo que você seja rei ativado, ficar em casa no dia errado pode comprometer o seu futuro e a sua história.
Por isso, a partir do exemplo de Davi, aprendemos que é muito perigoso ficar em casa no dia errado. E se você quer ficar fora de perigo, quero lhe ensinar alguns princípios reais.
“Decorrido um ano, no tempo em que os reis costumam sair à guerra [...]”.
Davi se tronou um grande rei. Ele viveu num tempo muito especial. Onde quer que ele fosse, o Senhor o abençoava. Para cada guerra ele colecionava uma vitória. Ele tinha um histórico de bênção, prosperidade, coragem, ousadia, determinação. Davi inspirava a vida dos seus soldados com a sua braveza e disposição. Seu reino estava crescendo. Ele estava expandido Israel territorialmente.
O exército estava muito motivado e confiante no seu rei. Mas a Bíblia nos informa que, naquele tempo, era costume dos reis “saírem à guerra”.
Se esse costume fosse mantido até os dias de hoje, o presidente dos EUA teria que estar à frente do Exército na guerra no Oriente Médio. Hoje, não é mais costume dos governantes saírem à guerra. Eles ficam acompanhando apenas os relatórios.
Contudo, não era assim nos dias do rei Davi. Os costumes mudaram. Naquele tempo, isso era muito importante. No entanto,o verso primeiro diz que Davi enviou Joabe com o exército a destruírem os filhos de Amon, porém Davi ficou em casa, em Jerusalém.
Eu quero chamar a sua atenção para esse porém na vida de Davi, e que tem se tornado um porém na vida de muitas pessoas.
Há duas palavras hebraicas usadas por militares em Israel: ARRARAI e KADIMA. ARRARAI significa eu vou na gente e vocês me seguem, KADIMA significa vão que eu vou ficar por aqui.
No tempo de Davi era costume dos reis falarem ARRARAI e sair à frente do exército. Mas o texto diz que nesse dia Davi falou KADIMA e ficou no palácio.
Talvez você não saiba, mas o grande erro do rei Davi foi sair do compasso em que estava andando a sua nação e,especificamente, o seu exército.
Naquela época, a nação era regida por tempos. Havia um tempo designado para todas as coisas:
O problema de Davi é que ele saiu do compasso, do ritmo. Ele estava fazendo a coisa certa, mas na hora errada.
Se você quer viver em vitória, se você quer viver em prosperidade, você precisa andar no compasso, na toada de todo o rebanho.
Ande no ritmo ou no compasso da sua igreja. Se a igreja está reunindo, não fique em casa.
Se for dia de célula, vá para a célula.
Se for dia de discipulado, vá ao discipulado.
Sé é hora de oração, venha para oração.
Hoje é tempo de afiar a espada.
Hoje é tempo de treinamento. É tempo de guerra. E o seu sucesso nesse tempo depende de você estar ou não no compasso da igreja.
Veja o que nos diz o v.2: “Uma TARDE, levantou-se Davi do seu leito [...]”.
Já começou errado aqui. “Uma tarde”. O exército estava na batalha, guerreando e, à tarde, o que o rei estava fazendo em casa? DORMINDO, deitado no sue leito.
Eu não conheço uma pessoa próspera e bem-sucedida que passa a tarde dormindo. A cama tem sido um grande tropeço na vida de muitas pessoas.
O Livro de Provérbios fala cinco coisas sérias sobre o sono. Mas uma das coisas mais sérias é que aqueles que amam o sono, a pobreza os alcançará.
Eu não estou dizendo que você jamais possa dormir à tarde. Mas você não deveria estar dormindo enquanto o exército está em guerra. Isso é distração, e vai ter consequências.
O verso 2 continua, dizendo: “passeando no terraço de sua casa [...]”. Observe como Davi não apenas estava fora do compasso, como totalmente distraído.
Esse é outro problema sério. Pessoas resolvem passear em tempos de guerra. Não há nada de errado em fazer um passeio, mas não pode ser em tempos de batalhas, de campanhas.
No verão, em cidades litorâneas, como o Rio de Janeiro, muitos crentes têm os costume de faltar aos cultos porque passam o dia inteiro na praia e à noite, consequentemente, estão cansados para sair de casa.
Vejamos o que nos diz o v. 2: “viu uma mulher que estava tomando banho [...]”. É isso que acontece.
Quando uma pessoa está distraída em tempos de guerra, o pecado a alcançará. O pecado sempre entra pelas janelas da alma, que são os cinco sentidos naturais: visão, audição, olfato, paladar e tato. Muitos o encontram na praia, nos shoppings, na televisão, na internet.
Tem muita gente perdendo a guerra porque está ficando em casa em dias que deveriam estar na frente de batalha, guerreando com o exército.
A Bíblia diz: “orai e vigiai para que não entreis em tentação”.Orar tem a ver com sua vida devocional e sua comunhão com Deus; vigiar tem a ver com sua vida de comunhão com os irmãos. Só vigia quem está se reunindo. Quem não se reúne, não está vigiando.
Davi derrotou Golias, mas foi derrotado pela sua própria sensualidade. Davi se distraiu e veja o que o v. 27b diz: “Porém isto que Davi fizera, foi mau aos olhos de Deus [...]”.
Observe o que diz o verso 5: “A mulher concebeu e mandou dizer a Davi: Estou grávida.” Bate-Seba mandou uma notícia ao Rei: “Estou grávida”. Ela soube isso um mês depois. O exército ainda estava em guerra e Davi continuava em casa.
A mulher era casada e isso seria um grande escândalo. Então, o rei muito “inteligente” tomou as providências (Vv.6-13).
“6 Então, enviou Davi mensageiros a Joabe, dizendo: Manda-me Urias, o heteu. Joabe enviou Urias a Davi.
7 Vindo, pois, Urias a Davi, perguntou este como passava Joabe, como se achava o povo e como ia a guerra.
8 Depois, disse Davi a Urias: Desce a tua casa e lava os pés. Saindo Urias da casa real, logo se lhe seguiu um presente do rei.
9 Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor, e não desceu para sua casa.
10 Fizeram-no saber a Davi, dizendo: Urias não desceu a sua casa. Então, disse Davi a Urias: Não vens tu de uma jornada? Por que não desceste a tua casa?
11 Respondeu Urias a Davi: A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa.
12 Então, disse Davi a Urias: Demora-te aqui ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias, pois, ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte.
13 Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; à tarde, saiu Urias a deitar-se na sua cama, com os servos de seu senhor; porém não desceu a sua casa.”
Depois de tomar o relatório, o rei ordenou que o soldado Urias fosse dormir em casa (v.8). Ainda enviou-lhe um presente, mas a atitude de Urias foi surpreendente (V.9).
O rei chamou a atenção do soldado (v.10), mas veja o que Urias respondeu no verso 11: “A arca, Israel e Judá ficam em tendas; Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao ar livre; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber e para me deitar com minha mulher? Tão certo como tu vives e como vive a tua alma, não farei tal coisa.”
O rei fez uma nova tentativa. O objetivo é que ele dormisse com a esposa, para pensar que o filho era dele. Então o rei o convidou-o novamente e o embriagou com vinho. Mas, mesmo bêbado, ele não perdeu o foco, nem perdeu a consciência deser fiel aos irmãos de batalha, e dormiu do lado de fora da casa.
O que Urias nos ensina? O que podemos aprender com essa atitude tão nobre?
Portanto, como líder, você precisa ser exemplo em todas as coisas:
Sabemos que há bênçãos individuais e bênçãos corporativas. Muitas vezes, a infidelidade de um pode compromete a prosperidade de todo o grupo. A atitude carnal de um pode ser a derrota do grupo todo.
Em Josué, capítulo 7, vemos que o pecado de Acã levoutodo o povo de Israel a amargar uma derrota contra os homens de Ai.
Aprenda algo muito importante: às vezes, a prosperidade da igreja fica retida por causa de poucos indivíduos que retêm os dízimos.
Por causa de um, toda a igreja é considerada como corpo, infiel diante de Deus.
Às vezes Deus reprova uma campanha que fazemos, porque muitos se comprometem a jejuar e a orar, e alguns quebram o propósito, partindo assim toda a corrente.
Querido não se distrai seja fiel aos seus irmãos. Antes de tomar uma atitude, lembre-se que existem muitos que podem ser afetados por uma ação sua.
4) NA GUERRA, QUEM NÃO LUTA POR NÓS, LUTA CONTRA NÓS
É tão triste essa parte da vida de Davi. Vejamos o texto de 14-17.
“14 Pela manhã, Davi escreveu uma carta a Joabe e lha mandou por mão de Urias.
15 Escreveu na carta, dizendo: Ponde Urias na frente da maior força da peleja; e deixai-o sozinho, para que seja ferido e morra.
16 Tendo, pois, Joabe sitiado a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que estavam homens valentes.
17 Saindo os homens da cidade e pelejando com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu.”
O rei mandou a sentença de morte do soldado por ele mesmo. Mandou colocar Urias na frente da batalha e, quando o inimigo apertasse, o exército deveria recuar e deixar ele sozinho para que fosse ferido e morresse. Que crueldade!
Veja o processo na vida de Davi e observe se não é o mesmo processo que acontece na vida de muitos:
Jesus falou em Mateus 12. 30 o seguinte: “Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha”.
Essa é uma grande verdade que muitos tentam ignorar. Nós estamos em guerra e não há neutralidade. Ou você empunha a arma e parte para dentro do inimigo ou você já está colaborando com o próprio inimigo.
Traduzindo isso em palavras mais claras, eu diria que: quem não trabalha dá trabalho. E dá muito trabalho. Quem não ajuda a carregar a carga, se torna a própria a carga. De que lado você está?
Você precisa entender isso: que ninguém é neutro nessa guerra. Ou você está no campo de batalhas matando gigantes, ou está sendo um peso e matando os próprios irmãos.
Muitas pessoas têm caído assim. Muitos se afastaram de Deus no dia em que deixaram de congregar ou quando abandonaram a liderança. Principalmente em nossa igreja, onde nós só temos um culto de celebração semanal. Se você fica sem vir a um culto, você fica quinze dias sem congregar. É muito grave!
Você tem sido fonte de bênção na vida dos irmãos da igreja? Você é aquele que protege os irmãos ou aquele que fica esperando que ele caia no campo de batalha?
Davi teve uma experiência amarga porque não vigiou.
Você já venceu muitas batalhas em sua vida, e o diabo sabe que um homem consagrado e uma mulher consagrada se tornamfortes ameaças contra o inferno. Por isso, a maneira de ele nos paralisar é usar as mesmas estratégias que ele usou com Davi quando ele abandonou o costume dos reis.
Quando ele foi para o campo de batalha, ele venceu o gigante. No campo de batalha, Deus luta por você e a bênção cobre a sua vida. Mas, fora do campo de batalha, você se acomoda.
O meu papel na sua vida agora é inquietar você. É não deixar você se acomodar. A tentação é muito grande, mas no Reino de Deus, ainda hoje, o lugar dos reis é no campo de batalha.
Por isso, eu quero desafiar você a assumir uma postura de um verdadeiro rei.
Ajuste o seu foco agora. O inimigo nos afronta, e Deus quer levantar a sua vida para remover a afronta que está sob o seu ministério ou mesmo sobre a sua vida, sua casa ou seus negócios.
Conclusão: Hoje, inicia-se uma nova etapa na sua vida e na sua liderança. Quero desafiar você a firmar uma forte aliança com Deus em trono do chamado e do propósito profético que Deus tem para nós como igreja: Não abandone o costume dos reis. Entre na batalha você também!