“ Como ser dirigido pelo Espírito Aula 4”.

Escrito em 10/03/2021
Família Viva Realengo


 Romanos 8: 16.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. 

Como ser dirigido pelo Espírito Aula 4
Características do testemunho interior
De todas as percepções do nosso espírito humano, certamente o testemunho interior é a mais importante. Esse testemunho é o mesmo que o testificar do Espírito que estudamos anteriormente.
“O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus” (Rm. 8:16).
“E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gl. 4:6).
Quando o Espírito Santo fala ao seu espírito, normalmente você não ouve uma voz audível. Isto é o que chamamos de “testemunho interior”. A voz do Espírito Santo em seu espírito cria uma confiança tranquila em um ambiente descontraído de completa convicção a respeito de algo. Você sabe que sabe, mas não sabe como sabe, apenas sabe que é assim no seu espírito.
A pergunta é: Como posso discernir a voz desse testemunho interior? Há alguma característica que eu tenho que perceber? O que diferencia o testemunho interior de um pensamento comum?
Gostaria de lhe dar sete características do testemunho interior.
1. O testemunho interior é diferente de um pensamento ou raciocínio
O testemunho interior do espírito não é o conhecimento mental ou um raciocínio lógico. Se o que você está tendo é apenas uma ideia engenhosa, então provavelmente não é o testemunho interior.
2. O testemunho interior não é uma sensação física
Você não vai ter uma sensação física por si só, já que o testemunho interior é a voz do Espírito Santo em seu espírito. Se alguém afirma que tem uma sensação física no dedão do pé ou no seu fígado, isso provavelmente não é o testemunho interior!
3. O testemunho interior é melhor identificado quando eliminamos as
outras vozes
Um grande segredo para identificar o testemunho interior é eliminar as outras vozes. Certifique-se que não é sua carne que quer fazer alguma coisa. Certifique-se que não é apenas uma proposição razoável. Pode haver alguma boa razão e alguns bons sentimentos quando o Espírito está conduzindo, mas certifique-se que não é só isso!
É comum ouvirmos pessoas dizendo que determinado estilo de música entristece o Espírito Santo. A verdade, porém, é que elas não gostam do estilo e dizem que se trata de uma percepção espiritual.
Pessoas imaturas tendem a misturar seus preconceitos pessoais, gostos e preferências como algo divino e sempre que são contrariadas dizem que o Espírito está triste. Elas não têm o testemunho do espírito, mas apenas suas próprias emoções.
4. O testemunho interior é uma sensação de paz

O testemunho interior é uma consciência de paz. É a paz de Deus que está além da compreensão, do raciocínio, da lógica e sensação física.
Na medida em que você cresce espiritualmente, você se tornará consciente da paz de Deus como um critério de direção do Espírito. Você vai dizer: “Eu não tenho paz sobre isso!” Em outras ocasiões, você dirá: “Mesmo que pareça estranho, eu tenho uma paz sobre esta questão”.
O apóstolo Paulo descreveu o princípio do testemunho interior e da paz de Deus como um árbitro. Isso significa “arbitrar”, “dirigir” e “governar”. Deus está usando a paz para dirigir e governar você.
“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos” (Cl. 3:15).
“E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus” (Fp. 4:7).
Normalmente pensamos que o sinal é ganhar a paz, mas na verdade é a perda da paz. O padrão de Deus é que vivamos com uma permanente sensação de paz em todas as áreas de nossa vida. Assim, quando precisamos decidir, não perguntamos se temos paz, mas avaliamos se perdemos a paz diante daquela situação. Se a paz foi embora, você deveria considerar a questão como resolvida. Nunca faça nada sem paz.
5. O testemunho interior é uma forte convicção
O testemunho interior nos faz convictos sobre o que o Senhor está dizendo. Você começa a ter uma calma e confiança sobre a vontade de Deus. Mais uma vez, isso não é fácil de explicar. Você acha que as pessoas que entregam suas vidas para o Evangelho podem explicar o que elas estão fazendo? Não é fácil explicar a fé que você tem! Você nem sempre pode explicar as convicções que você possui!
Quando você recebe o testificar, você apenas sabe que sabe, mas não sabe como veio a saber. É uma convicção que não tem origem nos fatos e nem nos arrazoamentos da mente.
6. O testemunho interior é repetitivo
O testemunho interior é a voz repetida do Espírito Santo falando ao seu coração. Fique atento quando você receber um testemunho interior a respeito de algo e isso se repetir muitas vezes. As coisas de Deus são constantes e permanecem.
“E, porque vós sois filhos, enviou Deus ao nosso coração o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai!” (Gl. 4:6).
Como o Espírito clama continuamente, Ele cria uma impressão em você. Você começa a ter uma convicção sobre determinadas coisas. Você sabe que agora sabe. Uma característica que tenho notado é que a voz do Espírito é repetida várias vezes. Isto pode acontecer por várias semanas, por meses e até anos.
7. O testemunho interior é um conhecimento inexplicável
Depois de ter ouvido a voz do Espírito várias vezes, você começa a saber o que fazer. Ele cria em você um “saber”. Às vezes, as pessoas me perguntam: “Como você sabia o que fazer?” Às vezes, tudo o que posso dizer é: “Eu sabia”.
Quando você tomar uma decisão, esteja atento ao sossego da paz em seu coração. Esse é o Espírito Santo, levando-o a cumprir a vontade de Deus para sua vida.

Algumas proteções contra os erros
Essa é a frase mais comum no meio evangélico: “Deus me disse isso”, “Deus me mandou fazer aquilo”. Alguns abusam desse assunto por ignorância e tolice, mas há aqueles que usam disso para manipular os outros. Precisamos ser muito cuidados sobre isso (Dt. 18:18-22).
Quando um irmão deseja calar o pastor, ele afirma que Deus falou com ele. Evidentemente nenhum pastor ousará questionar a Deus. Ele diz que o tempo dele na igreja acabou, mas surpreendentemente esse tempo acabou justamente no dia em que ele foi contrariado ou magoado. Muitos costumam pensar que tudo aquilo que sentem nas emoções da alma procede de Deus. Isso é um erro. Um crente almático tem muitas emoções, mas nada sabe do espírito.
Quando você supor que está recebendo uma direção de Deus, tenha em mente alguns cuidados:
a. esta direção se alinha com os atributos de Deus? É compatível com o Seu caráter?;
b. é bíblico? Se você deseja fazer algo claramente contrário a um princípio bíblico, isso certamente não é de Deus. Se você sente paz para fazer algo claramente contrário à Palavra de Deus, pode ser um sinal de que ainda não nasceu de novo;
c. esta é uma decisão sábia? O Senhor pode realmente apoiar essa decisão? O Senhor Jesus disse para sermos sábios como as serpentes (Mt. 10:16);
d. esta direção está em linha com os seus dons e habilidades? Por que Deus lhe mandaria fazer algo completamente fora da sua experiência? Quando o Senhor Jesus chamou a Pedro, ele estava pescando, e por isso o Senhor disse que ele seria pescador de homens. Há sempre uma relação entre os dons espirituais e os naturais;
e. existem outras pessoas maduras que confirmam a sua decisão? O sábio jamais rejeita o conselho de pessoas mais experientes e sábias.

Oração:

Pai eu quero te adorar preciso de uma benção especial para mim e a minha família. Oro também pelo meu pastor que tenho certeza que foi o Senhor que o colocou na minha vida para trazer o alinhamento espiritual necessário. Por favor me dê uma visão profética, eu creio, eu declaro e eu recebo tudo que o Senhor tem pra mim. Eu oro em nome de Jesus.