A PRÁTICA DA CONFISSÃO
1 João 1:9 – “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e purificar de toda injustiça.”
A prática da confissão é a arte de nos apresentar diante de Deus para declararmos meus pecados pessoais e específicos, depois de suficientemente alertados e repreendidos pela boa consciência, pela Palavra de Deus e pelo Espírito, com o propósito de obter perdão e purificação mediante a Obra vicária de Jesus Cristo.
O texto de 1 João 1:9 é o que mais nos encoraja a prática da confissão. Essa passagem deve ser bem compreendida, memorizada e apropriada. Nela temos duas promessas: a promessa do perdão e a promessa da purificação. A comprovação da eficácia da confissão, não depende de emoções, mas da certeza de que quem fez a promessa de nos perdoar e purificar é fiel e justo e não pode mentir (Tito 1:2). Após a confissão você pode e deve levantar-se de seus joelhos na certeza de que alcançou ambas as bênçãos.
Algumas pessoas têm dificuldade de confessar pois não sabem exatamente o que declarar diante de Deus. A confissão deve ser consciente e precisa. Deus exige que você confesse “aquilo em que pecou”(Lv 5:5). Pecado tem nome. Talvez seja a inveja, a maledicência, a dificuldade de perdoar, a irritação, a indelicadeza, o egoísmo, a soberba, a contenda, a lascívia, a falta de amor, o mal trato dispensado ao cônjuge ou ao filho, incredulidade e muitas outras coisas.
Essa prática devocional não é para lhe oprimir ou condenar, mas para libertar da culpa e refrigerar com a Graça restauradora e perdoadora do nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. O que tem apertado o seu coração? Não se deixe vencer pela acusação do diabo, confesse o seu pecado e receba o perdão de Deus e a perfeita paz. Provérbios 28:13 diz: “O que encobre as transgressões jamais prosperará, mas quem confessa e deixa alcançará misericórdia.”
Oração: Senhor, obrigado pelo privilégio de poder chegar diante de ti confiado na justiça de Cristo. Creio que todos os meus pecados foram cravados na Cruz. Me torne sensível ao seu Espírito para confessar os meus pecados na certeza que posso ter o seu perdão e purificação. Oro em nome de Jesus. Amém!