“Um soco no estômago.”
O ESPÍRITO DE CRISTO!
Filipenses 2.5-11
“5 Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,
6 pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus;
7 antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana,
8 a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.
9 Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome,
10 para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra,
11e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.”
Introdução
Quando eu era menino, embora eu não seja do meu perfil brigar, no sentido de luta física, algumas vezes eu terminei me envolvendo em brigas. Mas como a parte que tenta se defender do que como alguém que começou a guerra.
Eu lembro que certa vez, eu levei um forte soco no estômago! A dor era tão forte que eu chorava soluçando e quase não conseguia respirar.
Outra vez, foi participar de uma partida de futebol, e como eu não jogo eu sempre ia para o gol. Dei a má sorte te ter que agarrar um pênalti com o time todo me pressionando a não deixar a bola passar. Resultado, a bola me atingiu na barriga com tamanha força que eu precisei de muito tempo para me recuperar.
O que eu vou falar hoje aqui é como um soco no estômago ou para alguns como uma bolada na barriga, onde você se joga no chão e se contorce de dor.
Porque, o que acabamos de ler é uma afirmação tão desafiadora, que expõe toda a nossa carnalidade, que põe nossa alma pelo avesso e que revela as entranhas do nosso coração.
Quando eu estudava essa palavra, eu me senti o homem mais carnal da face da terra. O espírito me constrangeu de tal forma, que eu clamei ao Senhor: Ajuda-me! Porque se esse é o padrão, eu preciso avançar muito na minha caminhada com Deus.
Veja que afirmação desafiadora o apóstolo Paulo nos faz: “Que haja em vós o mesmo espírito que houve em Cristo Jesus.”
O Espírito de Cristo não é uma referência ao Espírito Santo. Essa é uma referência à maneira como o Senhor sentia, a maneira com o Senhor pensava, a maneira como Senhor agia diante das circunstâncias na sua vida.
A exortação do apóstolo, vem respaldada pelo seu próprio exemplo. Por isso, gostaria de mostrar três momentos na vida de Paulo que ilustram o seu crescimento no espírito de Cristo.
O que é o Espírito de Cristo?
1. É UM ESPÍRITO DE HUMILDADE
É UM ESPÍRITO DE PERDÃO
3. É UM ESPÍRITO VICÁRIO
Pense
A vontade de Deus é que possamos crescer até a estatura de Cristo e manifestar o mesmo espírito que ele manifestou.
Eu sei que você é bem melhor do que muitas pessoas a quem você conhece. Mas o nosso padrão é Cristo.
Por isso, precisamos desesperadamente pedir ao Senhor que nos dê a revelação da graça. Porque só é possível manifestar o Espírito de Cristo, que tem revelação da graça.
Oração: Pai eu quero te adorar preciso do seu Espírito! Que Ele seja o hóspede exclusivo em habitação na minha vida. Eu te peço em nome de Jesus dirija viva. Amém?