O Culto

Escrito em 12/02/2021
Família Viva Realengo


O culto
Embora não exista no Antigo Testamento uma palavra especial para culto (ver Êx 12.36), ele era um elemento muito importante na vida do povo de Israel. A demonstração disso está nos Salmos, e, em Gênesis (Gn 4.3), o autor não imagina Igreja sem culto. Através do culto, a fé é transmitida em tradição viva ("... o que ouvimos e sabemos, e os nossos pais nos contaram."). SI 78.3.
Os fiéis da comunidade em Jerusalém participavam do culto do templo (At 2.46) e o Senhor Jesus chamou o templo de "a casa de meu Pai" (Jo 2.16), e apresenta o seu próprio corpo como o novo templo, como vemos em Jo 2.19-22. Com sua morte e ressurrei­ção, Jesus passou a inaugurar o culto da Igreja, cujos eleitos com­ partilharão de sua imagem e natureza (Rm 8.29).
Para o cristão, do Novo Testamento, o culto racional, ou culto espiritual, tem o mesmo sentido de "vida agradável a Deus". É Ele quem dá a iniciativa para que seu povo tenha uma comunhão e adoração apropriada, inspirada pelo Espírito Santo de Deus (Rm 8.26,27). Por meio de Jesus Cristo, podemos oferecer sacrifícios espirituais como "casas espirituais" (IPe 2.5).
Dessa forma, o conjunto da manifestação de atos de adoração forma o culto. Etimologicamente a palavra culto quer dizer "A mais elevada homenagem que se presta ao Deus altíssimo e Eterno isto é, adoração na mais restrita acepção do termo". O culto cristão é uma série de ações, ou seja, atos conjugados, praticados pelo adorador. E estes atos, em conjunto, é que formam o culto.
A mulher samaritana perguntou a Jesus onde era o lugar em que se devia adorar a Deus. Muitos estão presos a lugares,  a tradições. Mas Deus é imensurável. Não tem fronteiras. É o Deus do culto, pois “habita no meio dos louvores”.
O culto vem a ser um conjunto de formas externas em que a própria pessoa, a família reunida ou mesmo a comunidade estabe­lece a sua vida religiosa. E o mesmo que "liturgia", que significa
"ritual", "o culto instituído por uma igreja".
O culto de adoração a Deus pode ser prestado no fundo dos mares, nas mais altas montanhas, nas maiores alturas, nos aviões, nos foguetes, na luta.
Mas o culto foi-se degenerando a tal ponto de haver homens que prestavam “cultos aos anjos”(Cl 2.18) e “culto aos demôni­ os”. O culto racional, segundo Paulo, é a apresentação de nossos
“corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus”{Rm 12.1). O pastor Ebenezer Soares, sabiamente, define o culto de ma­neira poética, e que enche a nossa alma na sua singeleza.

1) Do que Ê culto:
• é como uma gota de orvalho em busca do oceano do amor divino; 
• é uma alma faminta diante do celeiro espiritual;
• é uma terra sedenta clamando por chuva;
• é uma ovelha tresmalhada no deserto, balindo em busca do Bom Pastor;
• é um coração faminto em busca do amor;
• é a alma buscando a sua contraparte;
• é o filho pródigo correndo para a casa do seu pai; • é o homem subindo as escadas do altar de Deus; • é a vela no ato de ser acesa.


2) A importencia do culto


• aproxima o homem a Deus;
• concede instrução para o viver diário;
• concede oportunidade de uma consciência pura;
• provê estímulos morais e desafios para a vida;
• coloca o homem em comunhão perfeita com o próximo.

Oração: Pai eu quero te adorar, obrigado Senhor porque em nossa nação ainda temos liberdade para te cultuar , nos de direção nos ensina a prestar a ti o verdadeiro culto de celebração e Adoraração, perdoa nossos pecados e obrigado pelos anjos que o Senhor dispensa a nosso favor! Nos de um culto abençoado nesse final de semana em nossas igrejas. Eu oro em nome de Jesus. Amém.