“Todo homem é espírito, alma e corpo.” A1
Todo homem é espírito, alma e corpo.
‘‘O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo, sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo’’. I Ts. 5:23
Espírito e alma não são a mesma coisa. A Palavra de Deus não usaria duas palavras para designar a mesma coisa.
Hebreus 4:12, por exemplo, diz que a Palavra de Deus é viva e eficaz e penetra até ao ponto de dividir alma e espírito. Alma e espírito, portanto, não são mesma coisa.
É absolutamente vital para a vida cristã sabermos a diferença entre a alma e o espírito.
Porque precisamos saber a diferença entre a alma e o espírito 1. Porque Deus é espírito
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Jo. 4:24
Ora, para que possamos ter contato com a matéria, precisamos ser matéria, do mesmo modo, para que possamos ter contato com Deus que é Espírito, precisamos ser um espírito.
Não podemos ouvir de Deus com os nossos ouvidos físicos, nem tão pouco olhá-lo com nos- sos olhos da carne. Todavia, nós podemos conhecer Deus. Como viemos a conhecê-lo? Evidente- mente, pelo espírito.
É por meio do nosso espírito que entramos em contato com Deus. Se falharmos em discernir o nosso próprio espírito, poderemos conhecer a Deus?
2. O novo nascimento é algo que ocorre inteiramente em nosso espírito
O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espíri- to. Jo. 3:6
‘‘O que é nascido da carne, é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito’’. Todo aquele que é nascido de novo é espírito.
Quando Adão pecou, ele morreu, e bem assim toda a sua descendência. A morte de Adão não foi de imediato uma morte física, mas espiritual. O seu espírito morreu para Deus. Não que o homem natural não tenha espírito, mas o seu espírito está morto, incapaz de manter contato com Deus. O novo nascimento é o renascer deste espírito para Deus.
O nosso espírito é como um rádio que capta as ondas celestiais.
3. O conhecimento espiritual é adquirido no espírito
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espi- ritualmente. I Co. 2:14
Não é que as coisas do espírito sejam difíceis ou misteriosas, mas o espírito do homem natural está morto. Assim o seu rádio espiritual não sintoniza a freqüência de Deus.
II Coríntios 3:6 diz que a letra mata e em João 6:63 Jesus disse que as suas palavras são espírito. Se a palavra é espírito somente o espírito pode percebê-la.
Todo conhecimento que tem valor na vida cristã é adquirido espiritualmente. As coisas espiri- tuais se discernem espiritualmente, ou seja, pelo espírito. O homem natural, por ter o seu espírito morto, não consegue entender as coisas do Espírito.
O problema é que muitos cristãos, apesar de nascidos de novo, ainda usam as suas mentes para entender coisas que só se discernem espiritualmente. Aqueles que não sabem discernir o próprio espírito, normalmente lêem a Bíblia usando as suas mentes, e, por isso, retiram tão pouco proveito dela.
4. A adoração é algo que é feito no espírito
Deus é espírito; e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade. Jo. 4:24
Deus é espírito e deve, portanto, ser adorado em espírito. Não é uma questão de forma, mas de origem. Devemos exercitar o nosso espírito se queremos adorar a Deus.
Se falharmos em perceber o nosso próprio espírito, a nossa adoração será comprometida. O máximo que iremos alcançar será um louvor no nível da mente, da alma.
5. Devemos orar sem cessar no espírito
com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos. Ef. 6:18
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com a mente; cantarei com o espírito, mas também cantarei com a mente. I Co.14:15
Existe um tipo de oração que é feita no nível do espírito, a oração em línguas, por exemplo.
Em I Coríntios 14:14, Paulo diz: ‘‘Se eu orar em outra língua, então meu espírito ora...’’ E no verso seguinte ele diz: “...Orarei com o espírito. Para orar com o espírito não precisamos usar a mente, por isso podemos orar o tempo todo mesmo enquanto trabalhamos ou estudamos.
Existe um tipo de oração que é feita no nível do espírito. Como poderei fazer esse tipo de oração, se eu nem mesmo sei que possuo um espírito? A adoração é no espírito e uma oração que também é no espírito. A prática normal da vida cristã implica numa compreensão clara de que somos um ser espiritual, que possui uma alma e habita em um corpo.
Toda a nossa vida cristã consiste em aprendermos a exercitar o nosso espírito humano recriado para contactar o Senhor, e sermos por ele guiados. Tudo o que nós necessitamos para alcançarmos uma vida cristã plena e frutífera já nos foi dado pelo Espírito Santo que habita em nós.
6. Somos exortados a andar no espírito
Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Gl. 5:16
Toda a nossa vida cristã consiste em aprendermos a exercitar o nosso espírito humano recriado para contactar o Senhor, e sermos por ele guiados.
Em I Coríntios 14:14, Paulo diz: ‘‘Se eu orar em outra língua, então meu espírito ora...’’ Veja a forma como ele diz: ‘‘se eu orar... então meu espírito ora’’; veja que o ‘‘EU’’ e o ‘‘espírito’’ são a mesma coisa, mostrando que Paulo se via como um ser espiritual.
Podemos dizer então que nós somos um espírito que tem uma alma e habita em um corpo celestial.
Eu sou um ser espiritual, eu sou da natureza de Deus, fui feito à sua imagem e semelhança (Sl.82:6). Não devemos pensar que somos o nosso corpo. Nós somos espírito.
O Espírito Santo não habita na alma, e sim em nosso espírito humano recriado. Toda direção que o Espírito nos dá vem através do nosso espírito. O nosso espírito é a parte do nosso ser que tem a função de contactar a Deus.
O espírito é como um rádio que tem a capacidade de sintonizar as ondas que vêm do trono de Deus. Falhar em discernir o próprio espírito pode ser extremamente prejudicial para um padrão de vida vitoriosa. A nossa vida cristã, em última análise, consiste em sermos guiados pelo Espírito. Se eu não consigo ouvir o que o Espírito Santo está dizendo, como serei guiado por ele?
Esse é o centro da vida cristã: Deus habita em nós na pessoa do Espírito Santo, nos moldando e nos guiando a toda verdade.
Esse é o ápice da revelação de Deus, que Cristo Jesus habita em nós sendo a nossa própria vida. A vida cristã consiste em duas substituições: a primeira na cruz, onde ele morreu em nosso lugar; e a outra no nosso dia- a- dia, onde Ele vive a vida cristã por nós. Tudo é feito por sua graça: a salvação e a santificação .
7. Servimos a Deus no espírito
Porque Deus, a quem sirvo em meu espírito, no evangelho de seu Filho, é minha testemunha de como incessantemente faço menção de vós em todas as minhas orações Rm. 1:9
A maneira de servirmos a Deus é exercitando o nosso espírito. Somente por meio do nosso espírito podemos conhecer o coração de Deus e servi-lo fazendo a sua vontade.
João 16:13 diz que “o Espírito da verdade nos guiará a toda a verdade...’’ Como o Espírito nos guia a toda a verdade? Falando conosco através de nosso espírito recriado.
Como podemos perceber o nosso espírito?
Eu sou um ser espiritual, eu sou da natureza de Deus, fui feito à sua imagem e semelhança (Sl.82:6). Não devemos pensar que somos o nosso corpo. Nós somos espírito. E é por isso que nós somos aptos para ter comunhão com Ele, para ouvir e falar com Ele.
Evidentemente nós não somos apenas espírito, somos também alma e corpo. Em Romanos 7:18, Paulo também diz: ‘‘Porque eu sei que em mim, isto é na minha carne...’’ Veja que ele também diz que ele é matéria. Nós somos um ser triuno. A divisão que ora fazemos é apenas visando facilitar
a aprendizagem. Eu sou apenas um homem e não três. Espírito, alma e corpo são partes de um único ser: o homem.
Entretanto, o nosso corpo será glorificado, pois o corpo que hoje possuímos é apenas a casa onde moramos nesta terra. Paulo nos diz em II Coríntios 5:1-2; que o corpo é apenas a nossa casa terrestre; quando estivermos com o Senhor, receberemos uma habitação celestial. Podemos dizer então que nós somos um espírito que tem uma alma e habita em um corpo celestial.
Alguém poderá estar se perguntando a esta altura: como posso perceber o meu espírito? Eu sei perceber o meu corpo e também sei perceber a minha alma, ou seja, minha mente e emoções, mas como posso perceber o meu espírito? O nosso espírito muitas vezes é chamado de coração na Bíblia (os dois termos parece que são intercambiáveis).
Porque não é judeu quem o é apenas exteriormente, nem é circuncisão a que é somente na carne. Porém judeu é aquele que o é interiormente, e circuncisão, a que é do coração, no espírito, não segundo a letra, e cujo louvor não procede dos homens, mas de Deus. Rm. 2:28-29
Paulo explica que o coração é o espírito, ou pelo menos é o meio pelo qual ele pode ser perce- bido. Não devemos pensar que o coração seja este órgão físico que pulsa em nós. Quando a Bíblia fala de coração, ela está falando de algo íntimo, das profundezas do nosso ser.
Podemos ver que se o coração não é o espírito pelo menos ele é o meio pelo qual o espírito pode ser percebido.
» Oração:
Deus, sei que tenho alma corpo e espírito essa tricotomia que não consigo controlar sozinho, mas a tua Palavra em mim transforma todo o meu ser. Ajuda-me a ser uma pessoa melhor a cada dia e ser guiado pelo teu espírito para que a minha vida ser mais abençoada e que eu abençoe outros. Em nome de Jesus, amém.