“ Como obter revelação” Aula 6

Escrito em 25/02/2021
Família Viva Realengo


Princípios de Revelação na Palavra Aula 6
Como obter revelação
Eu não posso forçar a luz de Deus vir, mas eu posso estar habilitado a percebê-la sempre que ela se manifestar.
A principal questão para se alcançar revelação é tratar com o coração. É no coração que a luz de Deus resplandece (II Co.4:6). Se o nosso coração estiver com problemas, não perceberemos a luz de Deus.
Princípios para se obter revelação
a. Um Coração Consagrado a Deus
Em Juízes 16:20-21, lemos que Sansão foi derrotado pelos filisteus e estes lhe cegaram os olhos. Sansão era nazireu consagrado ao Senhor, e o sinal da sua consagração era o seu cabelo. Quando o seu cabelo foi cortado, então, a sua consagração também foi cortada .
Todas as vezes que a nossa consagração e obediência a Deus são quebradas tornamo-nos como cegos para as coisas espirituais.
O pecado produz insensibilidade em nosso coração e nos incapacita a ouvir e receber de Deus. Ele dá ao diabo espaço para nos cegar e, assim, nos impedir de obter revelação de Deus.
Por outro lado, aqueles os que obedecem se tornam cada vez mais sensíveis para receberem de Deus.
b. Um Coração Ensinável
Com relação ao ensino, há dois tipos de erros entre os filhos de Deus.
Há aqueles que possuem o complexo de Adão. Eles julgam que não precisam aprender nada com ninguém, e que Deus vai ensinar tudo diretamente para eles. Jogam fora séculos de história e de mover de Deus, e esperam que Deus comece tudo outra vez com eles.
Há também aqueles que julgam já saberem tudo. Não precisam aprender com ninguém, e nem mesmo buscar revelação. Supoem possuir todo o conhecimento da humanidade.
Deus resiste tais pessoas. Deus resiste ao soberbo, mas dá graça ao humilde (I Pe.5:5).
Em apocalipse 3:18 o Senhor aconselha a igreja de Laodicéia a comprar colírio para que possa ver. Esse ver é algo no espírito. Colocar colírio nos olhos significa buscar um coração ensinável. Quem não se dispõe a aprender com os outros também não vai aprender diretamente com o Senhor.
Sansão ficou cego por causa da falta de consagração; os laodicenses ficaram cegos por causa de um coração soberbo, que julga saber todas as coisas.
É preciso ter olhos para enxergar. Se não, seremos como os fariseus: tinham olhos, mas não viam, tinham ouvidos, mas não ouviam.
Eu não devo buscar aprender sozinho aquilo que meu irmão pode me ensinarMas se eu me disponho a aprender com meu irmão, então a luz de Deus virá através dele.

Se em nossa cidade Deus está se movendo em algum lugar, eu devo me dispor a ir até lá para aprender, pois se eu não o fizer e tentar aprender sozinho, Deus poderá me resistir.
c. Um Coração Limpo
Em Mateus 5:8 , Jesus disse que os limpos de coração poderiam ver a Deus. Hoje podemos ver, por revelação, a Deus (I Cor.2:9-10).
Um coração impuro bloqueia o nosso espírito. Não é suficiente ter um coração limpo, precisa- mos ter um coração puro.
Ser limpo significa não ter pecado oculto, mas ter um coração puro signfica ter um coração sem mistura. Uma coisa é um copo d’água limpa e outra coisa um copo d’água com açúcar. Ambos são puros, mas o segundo é misturado.
Existem muitas coisas que não são pecaminosas, mas que tornam o nosso coração impuro. Por exemplo, uma pessoa que acaba de abrir uma loja. Apesar do seu coração não estar sujo, ele estará cheio de interesse pelo comércio.
Ter um coração puro é ter um coração para Deus. "Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em que eu me compraza na terra" (Salmo 73:25).
Davi foi chamado de o homem segundo o coração de Deus por causa do seu prazer inteiramen- te colocado em Deus.
Quando o nosso coração está inteiramente voltado para o Senhor, e podemos dizer que o nosso prazer está N'ele, então as janelas do céu se abrem e a luz de Deus vem sobre a sua Palavra.
Os olhos do Senhor passam por sobre toda a terra, procurando um homem cujo coração seja completamente para Ele (II Crônicas 16:9).
d. Um Coração Sem Véu
Em II Coríntios 3:15, lemos: "Mas até hoje, quando é lido Moisés, o véu está posto sobre o coração deles". Há um véu sobre o coração dos judeus que os impede de enxergar a revelação de Jesus.
Esse véu é o tradicionalismo. Não é Deus quem coloca o véu, somos nós mesmos. Quando nos enrijecemos em um conceito natural e humano, estamos colocando sobre o nosso coração um véu que nos impede de enxergar novas revelações.
Durante toda a história um fato se repete. Deus usa um homem para trazer uma revelação, mas esse mesmo homem depois resiste às novas revelações que Deus quer trazer através de outros.
Ser tradicional é estar fechado para qualquer palavra nova que Deus esteja falando.
e. Estar cheio da Palavra de Deus
Se eu desejo receber revelação da Palavra, eu preciso me encher com ela.
A revelação é no espírito, mas a minha mente deve começar enchendo-se com a palavra. I
Coríntios 15:46 diz: "Não é primeiro o espiritual, e sim, o natural, depois o espiritual". Primeiro, a minha mente deve saber, para depois o meu espírito ter luz.

O Logos e o Rhema
Há dois termos usados no original que são igualmente traduzidos como "Palavra" em nossas Bíblias em português. Esses dois termos são Logos e Rhema.
Esses termos são traduzidos unicamente como "Palavra" porque são vistos como sinônimos, porém, o Espírito Santo escolheu tais termos para nos mostrar a tremenda diferença que existe entre a Palavra escrita e a Palavra viva.
a. O Logos
Logos é a Palavra escrita. É aquilo que Deus falou e que foi registrado para nossa orientação.
Ela contém o que Deus falou pelos profetas e por meio do Filho (Hb.1:1-2). É esta a Palavra que nós ministramos. Precisamos estar familiarizados com esta Palavra, pois o conhecimento da letra da Bíblia é extremamente importante.
Veja alguns textos em que no original se usa o termo Logos, e qual deve ser a nossa atitude para com a palavra escrita.
"Se alguém me ama guardará a minha palavra (logos)". Jo. 14:23.
"Lembrai-vos da palavra que vos disse (logos)".Jo. 15:20.
"Santifica-os na verdade, a tua palavra (logos) é a verdade". Jo. 17:17.
"Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra (logos)". At. 64.
"A palavra (logos) de Deus crescia". At. 6:7.
"Retendo a palavra (logos) da vida". Fp. 2:16.
"...Criado com as boas palavras (logos) da fé". I Tm. 4:6.
"...Que maneja bem a palavra (logos) da verdade". II Tm. 2:15.
"Prega a palavra (logos)". II Timóteo 4:2.
"Porque a palavra (logos) é viva e eficaz". Hb. 4:12.
"...Não está experimentado na palavra (logos) da justiça". Hb. 5:13.
"E sede praticantes da palavra (logos)". Tg. 1:22.
"A palavra (logos) de Cristo, habite em vós abundantemente (ricamente)". Colossenses 3:16. A Palavra escrita deve habitar em nós ricamente.
Devemos ler, meditar e decorar esta Palavra. O simples mencionar de um fato das escrituras deve ser o suficiente para que saibamos o seu conteúdo (pelo menos em linhas gerais).
Sem o conhecimento da Palavra escrita, nunca chegaremos à experiência da Palavra viva (Rhema). O logos é o fundamento do rhema. Primeiro é o natural, depois o espiritual. Primeiro devemos ter a mente cheia do logos, para que o Espírito Santo nos traga o rhema.
"Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes e a palavra (logos) de Deus está em vós e já vencestes o maligno". Os jevens têm vencido o maligno porque a palavra logos está neles. São como o Senhor Jesus, quan- do foi tentado por Satanás. Ele venceu usando a Palavra de Deus, afirmando: "Está escrito" (Mt. 4:4, 7, 10).

b. O Rhema
Apesar de ser traduzida, à semelhança do Logos, como Palavra na Bíblia, o Rhema tem um significado muito diferente de Logos. Enquanto o Logos é a Palavra falada no passado e que se tornou escrita, o Rhema é a Palavra que Deus está falando conosco pessoalmente, é aquela palavra que está queimando em nosso coração.
Veja algumas passagens do Novo Testamento em que a palavra Rhema é usada.
Em Mateus 4:4 Jesus respondeu: "Está escrito: Não só de pão viverá o homem mas de toda palavra
(rhema) que procede da boca de Deus".
Tanto o Logos como o Rhema são a Palavra de Deus, mas a primeira é a Palavra escrita na
Bíblia, enquanto a última é a Palavra de Deus falada a nós em uma ocasião específica.
"A fé vem pelo ouvir (literal) e o ouvir pela palavra (Rhema) de Cristo" (Rm. 10:17). O que gera fé não é simplesmente conhecer intelectualmente a Bíblia, mas é ter a palavra queimando em nosso coração pelo Espírito Santo.
Todos conhecemos muitos trechos da Bíblia. Certo dia, porém, um texto que já antes conhecí- amos e até sabíamos de cor, assume um frescor, uma vida, uma cor diferente. Aquela verdade come- ça a nos aquecer o coração, gerando fé. Deus está falando conosco. Antes sabíamos genericamente, mas agora Deus falou individualmente conosco.
Todo Rhema é baseado no Logos. Não podemos ter o Logos sem o Rhema.
"As palavras (Rhema) que eu vos digo são espírito e são vida" (Jo 6:63). Somente o Rhema é espírito
e vida, na verdade o Logos sozinho não pode dar vida, pode até mesmo matar, porque a letra mata.
Em Lucas 1:38, Maria disse: "Aqui está a serva do Senhor, que se cumpra em mim conforme a tua palavra (rhema)". Antes, Maria tinha as palavras do profeta Isaías 7:14: "Eis que a virgem conceberá e dará luz um filho", mas agora ela tem a Palavra falada especificamente a ela: "Você conceberá e dará à luz um filho". Foi por ter recebido esta Palavra que Maria concebeu e tudo se cumpriu. Deus falou com ela o mesmo texto que estava escrito, mas quando Deus falou, a Bíblia usa a expressão Rhema, indicando que é a palavra viva.
Em Lucas 2:29 ,Simeão disse: "Agora, Senhor despedes em paz o teu servo, segundo a tua palavra (rhema)". Antes de o Senhor Jesus vir, Deus falou a Simeão que ele não morreria antes de ver o Cristo do Senhor. Mas, no dia em que Simeão viu o Senhor Jesus, ele disse: "Agora, Senhor despedes em paz o teu servo conforme a tua palavra". Simeão tinha o Rhema do Senhor.

Oração:

Pai eu quero te adorar, me perdoa Senhor as minhas falhas, eu te peço abençoe minha família, igreja minha célula meu pastor e meus líderes.

Eu quero profetizar um derramar do seu Espírito Santo em nossas células hoje. Em nome de Jesus amém.