Salmos 90.10-12
“10 Os dias da nossa vida sobem a setenta anos ou, em havendo vigor, a oitenta; neste caso, o melhor deles é canseira e enfado, porque tudo passa rapidamente, e nós voamos.
11 Quem conhece o poder da tua ira? E a tua cólera, segundo o temor que te é devido?
12 Ensina-nos a contar os nossos dias, para que alcancemos coração sábio.”
Para aprendermos a contar os nossos dias, precisamos compreender um princípio muito forte, que Deus estabeleceu na vida do povo judeu, no antigo testamento:
Levítico 25.8
“8 Contarás sete semanas de anos, sete vezes sete anos, de maneira que os dias das sete semanas de anos te serão quarenta e nove anos.
9 Então, no mês sétimo, aos dez do mês, farás passar a trombeta vibrante; no Dia da Expiação, fareis passar a trombeta por toda a vossa terra.”
Assim vemos que na história do povo de Deus tudo era por um ciclo de 7 anos.
As leis funcionavam em função do ciclo de 7 anos. No ano sabático deveria haver liberação. No sétimo ano de cada ciclo a terra tinha que descansar. (Disso dependia a economia do país).
Mas, para que você possa contar os seus dias, você precisa estabelecer marcos em sua vida. Jeremias 31.21 nos ensina esse princípio.
“Põe-te marcos, faze postes que te guiem...”
Mas o importante não é apenas saber que existe um ciclo, mas saber em que ano você está. Porque para cada ano Deus tem promessas para sua vida e exige uma resposta de você.
O Primeiro ano...
É O ANO DO APRENDIZADO
TRABALHO ÁRDUO.
O segundo ano...
É O ANO DO TRABALHO ÁRDUO.
O terceiro ano...
É O ANO DO RECONHECIMENTO.
O quarto ano...
É O ANO DA OPORTUNIDADE. Lc.13.6-9
O quinto ano...
É O ANO DA DEFINIÇÃO: - II Reis 13.14-19
O sexto ano...
É O ANO DA BÊNÇÃO TRÍPLICE: - Lv.25.18-21.
O sétimo ano...
É O ANO DO DESCANSO: Gênesis 2.2
O oitavo ano...
É O ANO DO SACRIFÍCIO: - Mc.8.4,5,14.
Eu quero concluir dando alguns conselhos para que você possa ter clareza do tempo que você está vivendo na sua vida.
Não viva sem estabelecer marcos.
Conclua os ciclos, não pare no meio do processo.
Espere o tempo certo de colheita em sua vida.
Quando muda os ciclos, muda-se os amigos, muda-se as amizades, a posição. Muita gente não vai entender isso, e vai começar a criticar você.
Você vai pedir perdão ao Senhor, e vai fazer a oração de Moisés: “ensina-me a contar os meus dias, de tal maneira que eu alcance coração sábio”.
Oração: Pai eu quero te adorar, “Ensina-me a contar os meus dias, de tal maneira que eu alcance coração sábio”. Obrigado por sua palavra. Em nome do Senhor Jesus. Amém.