2 Coríntios 2: 14.
Graças, porém, a Deus, que, em Cristo, sempre nos conduz em triunfo e, por meio de nós, manifesta em todo lugar a fragrância do seu conhecimento. - Bíblia
Superar é estar acima, elevar-se, sobressair-se, dominar, ultrapassar, exceder, ser superior ou melhor do que algo, pessoa ou circunstância. É ir além dos obstáculos, galgar, subjugar, ultrapassar os impedimentos, obter vitória diante de desafios, suplantar. Superar é vencer.
Os atletas, empresários, empreendedores, cientistas, médicos, enfermeiros, construtores, trabalhadores da cidade ou do campo, em maior ou menor grau, estão sempre procurando superar as contrariedades que se apresentam em suas áreas de atuação.
A pandemia do Covid-19 invadiu corpos e famílias em todo o mundot. Muitos de nós fomos surpreendidos com a perda de familiares e amigos. Tivemos que rearranjar nossas vidas e seguir adiante, mesmo com a dor da ausência. Outros, mesmo sobrevivendo, ainda hoje, lutam para superar as consequências, seja na saúde pessoal ou na manutenção do sustento financeiro.
Certa vez, visitando um amigo, vi um quadro na parede da cozinha que me chamou a atenção. Segundo ele, sua mãe fazia questão de manter a moldura ali, como um recado diário e especial para ele (ela devia ter boas razões). O desenho mostrava um pelicano com olhos arregalados tentando engolir um sapo. O sapo, por sua vez, tinha as duas “mãos” para fora da boca do pelicano e com elas, apertava o pescoço dele, impedindo que o engolisse. Por cima da gravura estava escrito em letras grandes: NUNCA DESISTA. Por mais infantil que fosse o desenho, a mensagem era forte: Se você desistir, será engolido. Se não desistir, terá chance de superar e sobreviver.
Na verdade, todos nós constantemente enfrentamos dificuldades na vida e, ainda que aflitos, buscamos a todo o custo superá-las. Algumas destas crises são tão grandes que não passa outra ideia em nossa cabeça a não ser desistir. Parece que jamais vamos vencê-las. Porém, desistir é o oposto de superar, é abrir mão da vitória, é aceitar a derrota, perder.
É por isso que somos atraídos por histórias de superação. Vibramos ao ver e ouvir de pessoas que enfrentaram obstáculos impensáveis e, contra as circunstâncias, emergiram vitoriosas. De onde surgiu essa necessidade de superação? Por que fugimos da perda, do fracasso, do malogro, da frustração?
Não é difícil entender que, antes do pecado de Adão e Eva, as grandes tarefas diárias que lhes cabiam, eram estimulantes e desafiadoras, mas não implicavam em perigo. Suas importantes funções administrativas não punham em risco absolutamente nada de suas vidas. Eles estavam rodeados de uma conjuntura segura com objetivos superiores, que não lhes causaria dano, desde que resguardadas as orientações divinas específicas.
E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou. E Deus os abençoou e Deus lhes disse: Frutificai, e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra. Gn 1.26-28
Porém, ao desprezarem a Palavra de Deus, a maldição do pecado veio sobre eles e sobre toda a criação trazendo degeneração e morte. Seu trabalho se tornou custoso, difícil e com grande possibilidade de prejuízo, risco real de fracasso e perigo de vida.
E a Adão disse: Porquanto deste ouvidos à voz de tua mulher e comeste da árvore de que te ordenei, dizendo: Não comerás dela, maldita é a terra por causa de ti; com dor comerás dela todos os dias da tua vida. Espinhos e cardos também te produzirá; e comerás a erva do campo. No suor do teu rosto, comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado, porquanto és pó e em pó te tornarás. Gn 3.17-19
A escolha de Adão e Eva por romper o relacionamento com Deus tirou deles a garantia de sucesso de suas atividades. O trabalho voluntário e prazeroso que antes faziam foi substituído por uma penosa e dolorida ocupação praticamente obrigatória para a sobrevivência. Os obstáculos que trouxeram para si teriam que ser diariamente superados para que continuassem a viver.
Hoje a vida é uma sucessão de combates; uma sequência de batalhas em que somos lançados desde que nascemos. Superar e seguir adiante é uma necessidade fundamental para nossa existência. Mas Deus não nos abandonou. Ele proveu meios para que pudéssemos viver em vitória.
Tu me revestiste de força para a batalha; fizeste cair aos meus pés os meus adversários. 2Sm 22.40
O que a Bíblia nos mostra sobre a atitude de superação? Quais ensinamentos ela nos dá que podem nos ajudar a ultrapassar as barreiras de nosso caminho? O que a Palavra de Deus nos ensina quando aparentemente não há possibilidade de continuar? É o que vamos conhecer nos próximos dias.