“ Confirmando as direções do Espírito”
Confirmando as direções do Espírito
2 Coríntios 11: 14.
E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. 15. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.
Além da percepção da direção do Espírito Santo em nosso espírito, precisamos ainda considerar alguns sinalizadores exteriores dados por Deus. O Espírito Santo sempre fala conosco, mas esse falar nunca vai contradizer, por exemplo, aquilo que está escrito na Escritura. Assim, não há nada de errado buscar confirmar as nossas percepções espirituais.
a. A Palavra de Deus escrita
“Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Tm. 3:16).
A Bíblia é o nosso guia mais confiável e o mais simples de se usar. A voz interior em nosso espírito é uma experiência um tanto subjetiva e insegura. Ela pode ser influenciada por nossas emoções ou pelos desejos pessoais. Precisamos, portanto, submeter nossas percepções a um julgamento objetivo e seguro. A Bíblia é a base para este julgamento.
Precisamos, porém, abordá-la com honestidade de coração, pois podemos “fazer” com que a Bíblia diga o que queremos que ela diga. Muitas vezes as pessoas propositadamente procuram por uma passagem bíblica que apoie o que elas querem crer. Isto é “torcer” as Escrituras.
Quando você sentir uma direção ou impressão no seu espírito e você não estiver certo de que é a voz do Senhor, submeta em oração esta impressão a Deus. Peça-Lhe que Ele a confirme ou a negue através da Sua Palavra. Depois que você tiver feito isto, uma passagem bíblica que se relaciona com o assunto chamará a sua atenção.
O Espírito de Deus nunca discorda da Sua Palavra. O Espírito Santo nunca lhe diria para fazer algo que é condenado pela Bíblia.
b. Busque um aconselhamento maduro
“Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos” (Cl. 3:15).
Quando Deus fala conosco, ele confirma sua direção através de algum membro mais maduro do corpo. Devemos submeter as nossas impressões ao discernimento de outros membros da igreja. Coloque o assunto diante do grupo e, se houver uma resposta de paz unânime, então você pode ficar certo de que Deus está confirmando a direção que você recebeu.
A Bíblia diz que “[...] na multidão de conselheiros há segurança” (Pv. 11:4). “Onde não há conselhos os projetos saem vãos, mas com a multidão de conselheiros se confirmarão” (Pv. 15:22).
Não exponha suas dúvidas com quem não pode ajudá-lo. Procure o aconselhamento de líderes espiritualmente maduros que tenham uma credibilidade comprovada. Vá até as pessoas que foram capazes de ouvir a voz de Deus dirigindo-as nas circunstâncias de suas próprias vidas.
Lembre-se, porém, de algo importante: nunca discuta o seu problema com alguém incapaz de resolvê-lo. Abrir a vida pessoal com alguém incapaz de ajudar-nos é como abrir os tesouros para um ladrão. Não somente é perda de tempo, mas um grande risco.
Procure sempre irmãos maduros e que são reconhecidos na Igreja local como pessoas cheias do Espírito e experientes na fé.
c. Observe as circunstâncias e a providência divina
Quando Deus lhe diz para fazer alguma coisa, você pode estar certo que Ele abrirá as portas para que você possa fazê-la. Se Ele estiver guiando você numa determinada área, então as Suas provisões virão a você naquela área.
“O Senhor firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz” (Sl. 37:23).
Se você ficar sentado esperando por uma revelação, talvez você fique assim para sempre. Se você começar a se mover e estiver indo na direção errada, o Senhor lhe dirá.
Assim que começarmos a nos mover com um desejo sincero em nossos corações de andarmos nos caminhos de Deus, o Espírito nos dará direções. Ao se mover em harmonia com a vontade de Deus, as circunstâncias e providências surgirão diante de você, dando-lhe uma convicção interior.
Esse ponto, porém, não pode contradizer os princípios mencionados anteriormente. É possível que haja diante de nós uma grande porta aberta, mas se você não tem paz, se é algo contrário às escrituras e é algo condenado pelo conselho de pessoas maduras, então ignore as circunstâncias aparentemente positivas.
d. A confirmação profética
A profecia é dada a alguém para confirmar algo que já foi recebido do Espírito. Profecias devem ser apenas confirmações de algo que alguém já recebeu de Deus em seu espírito.
Devemos ser cautelosos com profecias que tendem a iniciar alguma coisa, ao invés de simplesmente confirmá-la. Se Deus quiser falar-lhe algo, Ele falará com você primeiramente, dentro do seu próprio espírito. Mais tarde, Ele poderá confirmá-lo através de uma profecia, a qual servirá para estabelecer o que Ele já lhe disse em seu coração.
Nunca faça nada simplesmente porque alguém “profetizou” que você deveria fazer. Obtenha a sua própria direção pessoal de Deus primeiramente. Isso é absolutamente fundamental.
As declarações proféticas certamente não são infalíveis. O elemento humano envolvido na declaração das profecias faz com que elas sejam falíveis. O Espírito, o qual as origina, é perfeito, mas as pessoas que as declaram são imperfeitas.
Muitos cristãos reverenciam as profecias como se o próprio Deus estivesse falando do céu. Entretanto, não é Deus que está falando diretamente. São os homens, falando em nome de Deus. Se estas pessoas estiverem realmente no Espírito, então tudo bem. Suas palavras edificarão, exortarão e consolarão a igreja (1 Co. 14:3). Às vezes, infelizmente, as profecias podem estar vindo do pensamento das próprias pessoas.
Por causa disso, toda declaração profética deveria ser julgada para se saber se ela é realmente uma palavra do Senhor antes que ela seja recebida, e, certamente, antes que ela seja praticada (1 Co. 14:29).
Você deveria levar em conta essas três condições antes de aceitar uma profecia:
• a profecia deve ser julgada, em primeiro lugar, pela Palavra de Deus. Se uma profecia não estiver em perfeita harmonia com os princípios expressos na Bíblia, ela deve ser rejeitada;
• a profecia deve ser julgada pelo que Deus já lhe mostrou em seu próprio espírito. Se ela não testifica e não confirma o que você já recebeu do Senhor, então não aceite nenhuma profecia pessoal;
• se um grupo de crentes estiver presente quando a profecia for dada, então um julgamento do grupo poderá ser dado a respeito da profecia. Qual é a opinião geral a respeito dela? Todos concordam que esta é verdadeiramente uma palavra da parte de Deus?
Jamais vá consultar um profeta. Vou repetir novamante: “jamais procure um profeta”. Deus sabe o seu nome, o seu endereço e o seu telefone. Se um profeta tiver algo realmente de Deus para você, Deus o mandará onde você estiver. A prática de consultar profetas é uma herança mundana do hábito de consultar cartomantes. Muitos profetas têm sido instrumentos de espíritos de adivinhação por causa da pressão de terem de dar uma palavra para alguém que veio consultá-los.
Muitas vidas inocentes têm sido arruinadas por terem agido muito prontamente com relação a “profecias pessoais” contrárias à Palavra de Deus.
e. A confirmação por meios extraordinários
A forma básica como Deus planeja conduzir os seus filhos é pelo espírito. O Espírito Santo, que é residente em nosso espírito, fala ao nosso espírito humano a vontade de Deus. Todavia, a Palavra de Deus nos mostra que existem formas extraordinárias de Deus nos conduzir. Gostaria de mencionar pelo menos três formas:
• Sonhos
É indiscutível que Deus fala conosco por meio de sonhos. Foi assim com José, com Daniel, com José, marido de Maria, e com Paulo. Deus é o mesmo, e Ele continua a nos orientar e edificar através dos sonhos.
Entretanto, alguns princípios devem ficar claros. O primeiro é que, se você não sabe o significado do seu sonho, não saia por aí procurando alguém para interpretá-lo. Se Deus quer falar com você, Ele o fará por meios claros e compreensíveis. Se você não sabe o significado de um sonho, esqueça-o.
• Voz audível de Deus
Não busque experiências espirituais. Não peça para ver ou ouvir coisa alguma. Essa ânsia por experiências novas e diferentes pode ser uma brecha para espíritos de engano. Porém, saiba que Deus pode falar de forma audível com os seus filhos ainda hoje.
• Ministério dos anjos
Gálatas 1:8 diz que: "ainda que um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema". Deus pode enviar um anjo para falar com você, mas esse anjo deve confirmar a Palavra de Deus e o evangelho, caso contrário trata-se de um demônio disfarçado de anjo de luz (2 Cor. 11:14).
Oração:
Pai Eu Quero te adorar, meu pai amado perdoa meus pecados , me guia , me fortalece eu preciso ser guiado pelo Espírito Santo. Me ajuda eu te suplico. Guia me pelo caminho eterno.
Eu oro em nome de Jesus amém.