“ Como ser dirigido pelo Espírito” Aula 6
Como ser dirigido pelo Espírito Aula 6
O espírito de discernimento
Texto: 2 Coríntios 5:14-17:
“Pois o amor de Cristo nos constrange, julgando nós isto: um morreu por todos; logo, todos morreram. E ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos, mas para aquele que por eles morreu e ressuscitou”
(2 Cor. 5:14-17).
Não estamos debaixo da lei, mas debaixo da graça. A graça, no entanto, não é uma licença para pecar! Eu sou livre para servir, não livre para pecar!
Gostaria de mostrar seis testes bíblicos que podem ser aplicados a qualquer coisa ou a qualquer área questionável cinza, que não é especificamente mencionada nas escrituras. É quando fazemos aquela pergunta: devo ou não devo? Posso ou não posso?
1. O Teste da proclamação
Este teste pergunta: “Será que Deus declarou claramente que isso é errado em Sua Palavra?” O problema aqui é duplo:
Em primeiro lugar, muitos crentes não sabem o que a Bíblia diz e, por causa disso, seguem os
pensamentos do mundo contrários à Palavra. Coisas do tipo: “Está tudo bem ter relações sexuais se você está apaixonado. Pode sair com incrédulos se não for coisa séria. Pode jogar um carteado se for apenas para se divertir. Pode acariciar o quanto quiser, desde que não faça sexo”.
Em segundo lugar, muitos crentes adotam uma abordagem da Bíblia “estilo cafeteria”: pego o que eu gosto e deixo o resto na prateleira. A Palavra de Deus somente muda a nossa vida se a leitura for acompanhada de obediência. De nada adianta sermos apenas ouvintes.
Se está na Palavra, então não há dúvida. Você não tem que orar a respeito disso.
2. O teste do princípio
Este teste pergunta: “é proibido na Palavra de Deus em forma de um princípio?” Cristãos maduros vivem por princípio, pelo espírito da lei, e não pela letra morta da condenação da lei.
Por exemplo, os jogos de azar violam o princípio da Palavra de Deus, segundo a qual aquilo que ganhamos sem trabalho não permanece.
“Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento” (Pv. 13:11).
Também existe o princípio da cobiça envolvido aqui. Além disso, viola o princípio do amor a Deus e ao próximo. Lembre-se que os ganhos provenientes de jogos de azar envolvem a perda de outros. Outros como você acabaram perdendo na esperança de vencer!
Nós devemos amar as pessoas e usar as coisas, mas os jogadores amam as coisas e usam as pessoas!
A loteria é um jogo em todos os sentidos, mas o mercado de ações, por exemplo, é diferente, pois ali todos se beneficiam.
3. O teste da parceria
“E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai” (Cl. 3:17).
Este teste pergunta: “Será que eu poderia convidar Jesus para fazer isso comigo?” Deus é meu copiloto? Não, Ele é o meu piloto!
Seu corpo é o templo do Espírito Santo! Ele vive em você!
4. O teste da presença
Este teste pergunta: “Será que eu ficaria com vergonha se fosse encontrado fazendo isso ou pensando nisso no dia da volta de Cristo?”
“Segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte” (Fp. 1:20).
5. O teste da pureza
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus” (1 Co. 10:31).
Este teste pergunta: “Existe alguma glória para Deus nisso?” Ou “Posso honestamente pedir a Deus para abençoar isso?”
Você é capaz de orar: “Senhor, abençoa esse filme cheio de conteúdo sexual que eu coloquei no DVD agora?”
6. O teste da paz
“Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado” (Rm. 14:23).
Este teste pergunta: “Depois de orar sobre isso, existe ainda uma dúvida em minha mente, ainda que mínima, sobre esse assunto?”
Precisamos aprender a dar a Deus o benefício da dúvida: “se é duvidoso, não faça!” Na dúvida, não ultrapasse!
Será que passamos nesses seis testes? Então faça isso para a glória de Deus!
Oração:
Pai eu quero te adorar obrigado por ter me dado sua maravilhosa Graça! Tenho aprendido se é duvidoso não é pra fazer. Eu preciso sentir vergonha de pecar eu sei por isso eu me arrependo e te peço perdão hoje pelos meus pecados, não deixe eu ficar sem sentir sua presença fica comigo hoje e sempre eu oro no nome de Jesus. Amém!