“ REJEITE O ESPÍRITO DE VITIMISMO”.

Escrito em 27/03/2021
Família Viva Realengo


REJEITE O ESPÍRITO DE VITIMISMO
1.1. Inúmeras pessoas estão com a vida travada, porque se alimentam diariamente com o espírito de vitimismo. Quando nos referimos ao vitismismo, falamos de uma condição existencial doentia que busca responsabilizar os outros por tudo o que acontece ou deixa de acontecer na sua vida.
1.2. Pessoas assim, vivem amarguradas, somatizam suas emoções em diversos tipos de enfermidade pois está sempre buscando um culpado. Sempre tem uma pessoa que é o responsável pela sua condição, pelas suas perdas e pelas suas derrotas. Somente a revelação de que há um Deus que tudo vê e que julga a nossa causa, pode nos dar a segurança de que o acerto de contas virá e que nós não ficaremos no prejuízo.
1.3. Eu não me canso de meditar na história de José. Ele passou por muitas situações que poderia paralisá-lo, ele foi traído por seus irmãos, jogado num poço, vendido como escravo, acusado de assédio sexual e preso injustamente. Enquanto estava na cadeia, José interpretou um sonho de um outro prisioneiro, ex-mordomo do Faraó. Tudo o que José pediu em troca foi que ele se lembrasse dele quando ele saísse. O mordomo disse que sim, mas quando foi solto, esqueceu completamente de José. Parecia que José acabaria no prejuízo com todas aquelas coisas injustas: traição, rejeição, mentira e promessas quebradas. Mas a verdade é que as pessoas não podem impedir o propósito de Deus.
1.4. Depois de 13 anos, todas as probabilidades eram contra José, mas num certo dia Faraó mandou buscá-lo para que ele interpretasse seu sonho. Foi algo repentino. Ele acordou de manhã na cadeia e foi dormir a noite na casa oficial do Primeiro ministro. O que aconteceu? Deus acertou as contas! Mais uma vez quero lembrá-lo que Deus não fez nada com os irmãos de José e nem com aqueles que o prejudicaram de alguma forma.
Não perca tempo desejando que Deus faça o mal para outros. É sempre uma tentação confiar na própria justiça e merecimento e pedir que Deus faça cair fogo do céu sobre aquele chefe maligno. Não é esse o acerto de contas. 
Não tenha uma mentalidade de vítima e nem uma mentalidade de vingança. Em lugar da vergonha o Senhor lhe dará dupla honra.

II – REJEITE  O ESPÍRITO DE VINGANÇA
2.1. A palavra de Deus é muito clara quando diz que o Senhor é o vingador, aquele que retribui. O Senhor é gracioso, mas ele nunca é neutro. Deus sempre se posiciona e a seu tempo faz justiça. Há uma advertência muito séria do apóstolo Paulo para aqueles defraudam seu irmão na questão sexual, por exemplo. Ele diz que Deus é o vingador (I Ts. 4:4-6).
2.2. Quem disse isso foi o apóstolo da graça. Ele não está dizendo que aquele que cai no pecado sofrerá a ira de Deus. Ele diz apenas que Deus nunca é neutro. Se dois filhos chegam diante dele com uma contenda, ele julgará a causa. Ele jamais fica neutro.
2.3. O pecado sexual é apenas uma de muitas situações. Todos nós temos que lidar com situações injustas e com pessoas que nos fazem o mal. Em momentos assim você precisa saber que o Senhor é o vingador. Ele é justo e vai dar a você a compensação de toda a perda que você teve.
2.4. Você não tem que se vingar, e nem se encher do espírito de justiça própria. Quando você tenta se vingar dos outros e se enche de sentimento de autopiedade você sai da posição do favor de Deus. Permaneça na posição do favor. Entregue tudo nas mãos daquele que julga retamente (Rm. 12:19-21).
2.5. É possível que você não tenha tido uma boa infância. Você sofreu abusos, maus tratos, rejeições e abandono. Mas está chegando a hora que Deus virá para acertar as contas. E ele vai trazer uma honra sobre sua vida e você será promovido a uma posição muito mais elevada.
Pode ser que pessoas prejudicaram sua reputação, falaram calúnias e mentiras a seu respeito e parece que você ficou no prejuízo. Mas não se desanime. Continue confiando no cuidado de Deus. A sua hora está chegando.

O dia do acerto de contas está chegando. O Senhor é um Deus justo. Você não precisa se vingar de ninguém, ele fará isso por você.
III – CREIA NA COMPENSAÇÃO DIVINA
3.1. Hoje você receberá uma chave espiritual que vai mudar sua perspectiva da vida. O dia do ajuste de contas chegará para você. E quando esse dia chegar você será compensado por todas as injustiças que você sofreu. Não espere que as pessoas o compensem, olhe para Deus.
3.2. O Senhor não disse que as pessoas irão pagar, Ele prometeu que Ele mesmo vai nos pagar de volta, nos restituir e compensar. Por isso tire os olhos de quem te machucou e comece a agradecer a Deus porque ele está vindo para acertar suas contas, ele vai te restituir exatamente o que lhe é devido.
a) O Exemplo de Jacó: A palavra de Deus diz que Jacó se apaixonou por Raquel que era filha do seu tio Labão. Labão prometeu que se Jacó trabalhasse para ele por sete anos, ele poderia ter Raquel como sua esposa. Labão era desonesto e manipulador. Jacó fez a coisa certa, e cumpriu a sua parte do acordo, mas Labão o enganou. Jacó estava tão apaixonado por Raquel que ele concordou em trabalhar outros sete anos. Por fim ele acabou se casando com Raquel. Em Gênesis 31:41 lemos que Labão mudou dez vezes o salário de Jacó. Pense em como isso foi injusto. Jacó foi o homem que tornou Labão incrivelmente rico. Se não fosse por Jacó, ele nunca teria prosperado. Mas em vez de abençoar Jacó e promovê-lo, ele continuou a rebaixá-lo, diminuindo seu salário. Jacó declara no verso seguinte (Gênesis 31:42), que se não fosse pela graça de Deus, Labão o teria mandado embora sem nenhum centavo.

Deixe Deus fazer a restituição. Ele vê o que está acontecendo. É por isso que disse a Jacó “Eu vi tudo o que Labão te fez”. Essa afirmação poderia ter sido deixada de fora da escritura, mas Deus a registrou para mostrar que vê quando as pessoas estão se aproveitando de nós.
b) O Exemplo do povo hebreu: A palavra de Deus diz que os israelitas viveram 430 anos no Egito. Por mais de duzentos anos eles viveram como escravos. Foram maltratados, obrigados a trabalhar longas horas sem pausas, com metas impossíveis de se cumprir. Parecia que esse era o destino deles. Depois de tantos anos, tenho certeza que muitos se conformaram e presumiram que Deus havia se esquecido deles. Geração após geração de sofrimento, luta e carência. Mas a verdade é que Deus não vai permitir que as pessoas o maltratem e indefinidamente se aproveitem de você. A escritura diz que Deus fez sair o seu povo, com prata e ouro, e entre as suas tribos não havia um só inválido (Sl. 105:37). Por anos eles foram sobrecarregados de fardos, de pressão e de desânimo, mas quando Deus acertou suas contas, eles foram carregados de presentes, carregados de alegria, carregados de bênçãos.
O dia do acerto está mais perto do que você pensa. Não se canse de fazer a coisa certa, de fazer o bem, porque no tempo certo virá a recompensa. Não se preocupe. A palavra do Senhor para você é essa: “eu vou te restituir! Eu vou compensar toda a sua perda!”

Oracão:

Pai eu quero te adorar, estamos aprendendo a ter maturidade e muitas das vezes sou vítima por que eu quero, eu sei que quando mudo a minha postura, o Senhor entra em ação. Eu te peço me ajuda a ter o coragem e ser uma pessoa com o espírito forte. Hoje eu te peço também pelo fim dessa pandemia. Eu oro em nome de Jesus amém!