PRÁTICA DA LEITURA DA BÍBLIA – Parte 1

Lucas 4:4 – “Está escrito que nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que procede da boca de Deus. ”

A prática da leitura bíblica é a arte de procurar o Senhor nas páginas das Sagradas Escrituras até achar, até enxergar todas as riquezas que está por trás da letra. Contudo para que esse enorme volume de riqueza se torne nosso, é necessário “comer” a Palavra de Deus, à semelhança de Ezequiel que encheu as suas entranhas do rolo de um livro (Ez 2:8-3:3). Basta comer. O resto é com Deus.

Nesse processo de se alimentar diariamente da Palavra de Deus podemos dizer isso ocorre em duas etapas: a INGESTÃO e a DIGESTÃO. A INGESTÃO da Palavra depende de nós. Trata-se e de um exercício voluntário, consciente e pessoal. Faz-se isso por meio da leitura cuidadosa e regular das Sagradas Escrituras. O Senhor diz em Salmos 81:10 : “Abre bem a tua boca e a encherei.” Você precisa aprender a arte de abrir a boca para a Palavra de Deus entrar no seu espírito.

Mas a outra importante etapa do processo é a DIGESTÃO. Diferente da ingestão, a digestão é a assimilação da Palavra em seu interior. O processo é inconsciente, automático e irreversível. Isaías 55:10-11 diz que a Palavra não volta vazia, mas prospera naquilo que foi designada.

Ela também é viva e eficaz, e penetra até o ponto de dividir alma de espírito, juntas e medulas, apta para discernir pensamentos e intenções dos corações (Hb 4:12). Em outras palavras, uma vez lida corretamente, a Palavra provoca uma revolução em nosso interior, desce aos lugares mais profundos e mexe em tudo. A leitura diária da Bíblia deve ser uma prática devocional regular em nossas vidas.

Oração: Senhor, desperta em mim fome pela Sua Palavra. Eu quero me alimentar diariamente e fortalecer o meu espírito pois sei que essa prática é de extrema importância para minha vida espiritual. Amém !