COMO POR UM FIM EM TODA ANSIEDADE? QUER SABER?

Escrito em 01/10/2021
Família Viva Realengo


Mateus 6.25-34

25  Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes? 

 26 Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? 

27 Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? 

28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. 

29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão,  em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 

30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé? 

 31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos? 

32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas; 

33 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

34  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.”


O Brasil é o país mais ansioso do mundo. Segundo a OMS o Brasil sofre uma epidemia de ansiedade com cerca de 18,6 milhões de brasileiros ou seja, 9,3% da população) convivendo com esse tipo de transtorno.

A ansiedade é a doença mais democrática da nossa geração. Atinge pobres e ricos, jovens e velhos, doutores e analfabetos, cristãos e ateus.

Ansiedade é ocupar-se com um problema que ainda não está acontecendo. É sofrer antecipadamente. É deixar de viver de forma plena hoje com medo do amanhã. A ansiedade é o estrangulamento da alma, a asfixia das emoções, o cárcere da esperança.

Na ministração passada nós vimos a exortação do apóstolo Paulo de não vivermos ansiosos por coisa alguma. E aprendemos que...

 

  1. A ansiedade é destrutiva: A ansiedade nos estrangula porque nos coloca entre dois ladrões: o remorso do passado e a preocupação com o futuro destruindo assim o nosso presente.
  2. A ansiedade é cega: A ansiedade os impede de enxergar a providência divina e as bênçãos que o Senhor está fazendo na nossa vida.
  3. A ansiedade é incrédula: A ansiedade é o útero onde a incredulidade é gerada. A ansiedade anula a nossa fé, a nossa capacidade de acreditar no Senhor e na sua palavra.

 

                 Mas hoje, vamos focar naquilo que realmente importa para nós e para cada pessoa que está sofrendo com a ansiedade, vivendo em prostração,  para aqueles que perderam a alegria de viver e até com desejoso de tirar a própria a vida. Vamos falar sobre o remédio divina para a ansiedade!

 

Em Mateus 6:25 a 34 o Senhor Jesus nos revela o remédio para a ansiedade. De uma forma graciosa o Senhor nos apresenta argumentos para nos libertar do jugo insuportável da ansiedade e do medo.

A expressão “por isso” do verso 25 liga o assunto ao tema anterior que é a questão de servir a Deus ou a Mamon.

Jesus considerou que todo ser humano busca alguma coisa. Não é natural que as pessoas vivam sem alvo na vida, todos precisamos de algo para buscar, ter ambição por algo.

Esta ambição, porém, pode ser positiva ou negativa. Podemos ter ambições em Deus e ambições por sucesso ou dinheiro. A ambição da pessoa é aquilo que a impele, que a motiva, que dá sentido a sua vida.

Em função disso o Senhor coloca a escolha entre buscar o reino de Deus e a sua justiça ou buscar o dinheiro e a segurança do mundo. Quando temos uma ambição negativa ela se torna em ansiedade e angústia.

Mas não precisamos viver ansiosos e angustiados sobre o nosso futuro. O próprio Senhor Jesus nos apresentou o remédio dos céus capaz de curar a ansiedade:

 

                 1. A cura da ansiedade vem quando entendemos o valor que temos para Deus:

     O Senhor Jesus ao falar sobre a ansiedade nos diz que para esse Rivotril dos céus tem na sua composição um elemento extremamente importante que é entender o valor que temos para Deus. Senão vejamos o que ele nos diz:

 

Mateus 6.26

“Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves?”

 

Jesus disse que valemos muito mais que as aves. Se Deus cuida delas, cuidará de nós também.

 

E o Senhor nos mostra o quanto valemos para Deus ao afirmar que a vida é mais que o alimento e o corpo é mais que a veste. Em outras palavras, não devemos nos preocupar com aquilo que não é importante. A vida e o corpo é que são importantes.

 

Mateus 6.25

“Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?”

 

Penso que o Senhor quer que vivamos num nível acima do terreno. Os animais é que vivem em função de comer, beber, se reproduzir e morrer. Nós precisamos transcender. A vida é mais que o alimento.

O Senhor quer que tenhamos a atitude correta. Se os nossos olhos forem bons vamos enxergar a vida e não o alimento, o corpo e não a roupa. A nossa visão determina a nossa prioridade. Não podemos devotar nossa existência à busca do conforto e do bem estar.

 

Además, o Senhor afirma que ficar ansioso não muda em nada a situação. Não podemos acrescentar um côvado à nossa vida com a nossa ansiedade. Portanto a ansiedade é completamente inútil.

 

Mateus 6.27

“Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?”

 

A nossa ansiedade não tem o poder de mudar a nossa situação, mas é capaz de roubar toda a nossa fé. Jesus disse que o ansioso é um homem de pequena fé:

 

Mateus 6.28-30

“28 E por que andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam.

29 Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.

30 Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós outros, homens de pequena fé?”

 

Quando não compreendemos a nossa importância para Deus nos afogamos em ansiedade e angústia. Não há nada tão pequeno em nossas vidas que não seja importante par Deus nem algo tão grande que fuja ao seu controle.

Existe uma música que ficou conhecida em todo Brasil do irmão Anderson Freire que gostaria de convidar você a cantar e refletir sobre ela nesse momento:

Não consigo ir além do Teu olhar
Tudo que eu consigo é imaginar
A riqueza que existe dentro de você

O ouro eu consigo só admirar
Mas Te olhando eu posso a Deus adorar
Sua alma é o bem que nunca envelhecerá

O pecado não consegue esconder
A marca de Jesus que existe em você
O que você fez ou deixou de fazer
Não mudou o ínicio, Deus escolheu você
Sua raridade não está naquilo que você possui
Ou que sabe fazer
Isso é mistério de Deus com você

Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo ainda não o notou
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir
Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair

O ouro eu consigo só admirar
Mas te olhando eu posso a Deus adorar
Sua alma é o bem que nunca envelhecerá

O pecado não consegue esconder
A marca de Jesus que existe em você
O que você fez ou deixou de fazer
Não mudou o ínicio Deus escolheu você
Sua raridade não está naquilo que você possui
Ou que sabe fazer
Isso é mistério de Deus com você

Você é um espelho que reflete a imagem do Senhor
Não chore se o mundo ainda não o notou
Já é o bastante Deus reconhecer o seu valor
Você é precioso, mais raro que o ouro puro de Ofir
Se você desistiu, Deus não vai desistir
Ele está aqui pra te levantar se o mundo te fizer cair

 

2. A cura da ansiedade vem quando conhecemos a Deus como Pai

É precisamente no Sermão do Monte que o Senhor Jesus nos revela Deus como Pai quando ensina seus discípulos a orar o Pai Nosso.

 Até então um judeu não se referia a Deus como Pai. Para eles Deus era apenas Deus. E essa figura de um Deus como Pai somente o cristianismo nos apresenta. Em nenhuma religião do mundo o adorador chama o ser adorado de pai.

  • O Judaismo não chama Deus de Pai!
  • O budista não chama Deus de Pai!
  • O mulçumano não chama Alla de Pai!
  • O Macumbeiro não chama Exu de Pai!

 

Somente no cristianismo o adorar pode orar dizendo: “Pai Nosso!”

Portanto, essa é a revelação mais poderosa da nova aliança. Deus é Pai. E ele não é um pai abusivo. Ele não é um pai omisso. Ele não é um pai zeloso, provedor e protetor que cuida dos seus filhos. E isso fica claro nas palavras do Senhor Jesus quando ele afirma:

 

Mateus 6.31,32

“31 Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?

32 Porque os gentios é que procuram todas estas coisas; pois vosso Pai celeste sabe que necessitais de todas elas.”

Se desejamos vencer a ansiedade precisamos ver Deus como pai, pois tê-lo apenas como Deus nos coloca numa posição de temor e insegurança, afinal não sabemos se porventura temos quebrado seus princípios e se estamos fora de sua vontade.

 

Com o pai, entretanto, tudo é diferente, mesmo o filho pródigo teve o cuidado de seu Pai quando precisou e recorreu. Somos filhos queridos de Deus e se confiarmos ele cuidará de nós.

 

Romanos 8.15

“Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai.”

 

Na velha aliança as pessoas viviam debaixo de escravidão e medo de Deus. Hoje não precisamos mais viver assim porque fomos feitos filhos. Pelo Espírito nós clamamos “Aba Pai”.

O Espírito fez questão de deixar essa expressão em hebraico para que não houvesse dúvida. Aba é a forma como as criancinhas se dirigem a seus pais ainda hoje em Israel. Sua melhor tradução seria “paizinho”. É uma forma íntima e amorosa de se relacionar com o seu pai.

A menos que você seja capaz de chamar a Deus de paizinho você ainda está debaixo do espírito de escravidão, do medo e da ansiedade.

 

A expressão “outra vez” se refere a lei do Velho Testamento. Naquele tempo as pessoas se relacionavam com Deus debaixo do medo próprio de um escravo. Hoje, porém, podemos clamor pelo paizinho, Aba Pai.

 

  • Tire da sua mente a imagem de um Deus distante a quem você precisa convencer e persuadir a vir ajudá-lo. Isso é um engano maligno. Tudo o que você precisa fazer é clamar de papai.

 

3. A cura da ansiedade vem quando buscamos o reino de Deus e a sua justiça em primeiro lugar:

                     O Senhor está dizendo em sua palavra que o que a causa dessa ansiedade em nosso coração a preocupação com tantas coisas em detrimento do reino de Deus.

 

Mateus 6.33

“Buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.”

 

Todas essas coisas referidas pelo Senhor nos são acrescentadas quando buscamos primeiro a justiça do reino.

Há duas coisas que precisamos buscar segundo Jesus: o reino de Deus e também a sua justiça.

 

            Mas, o que é o reino de Deus? Buscar o reino de Deus em primeiro lugar é algo que tem sido mal interpretado no decorrer da história. Existem três compreensões erradas que precisamos evitar:

 

              a) Os crentes não estão isentos de trabalhar: Não podemos ficar sentado esperando dizendo que Deus proverá, sem fazer nada. Temos de trabalhar. Paulo disse que quem não trabalha também não coma (II Ts. 3:10).

 

               b) Os crentes não estão isentos de serem prudentes e precavidos. Usar colete salva-vidas em um barco no meio de uma tempestade é previdência e não incredulidade. Não é errado fazer previsão para uma aposentadoria na velhice e nem fazer seguro de vida. O errado é andar ansioso e colocar o coração no dinheiro.

 

c) Os crentes não estão isentos de dificuldades. Estar livre de preocupação não é estar livres de dificuldades.

Embora Deus vista a erva ele não impede que ela seja queimada. Nenhum pardal cai sem a permissão do Pai, mas os pardais eventualmente caem e até morrem.

Portanto não estamos isentos de passar por problemas. Mas podemos a ter a certeza de que Ele cuida de nós em meio ao que não entendemos.

De qualquer forma, a ansiedade não nos ajuda em nada, mas conforme disse o Senhor Jesus: “basta ao dia seu próprio mal”.

 

  • O reino de Deus é o governo dos céus em todas as áreas da nossa vida: casamento, negócios, relacionamentos.
  • Nosso desafio, então, é simplesmente colocar Deus em primeiro lugar.
  • A promessa é que quando cuidamos das coisas de Deus, ele cuida das nossas necessidades. “Todas as essas coisas vos serão acrescentadas”, porque Ele trabalha em favor daqueles que nele confiam.

 

E a justiça? O que significa buscar a justiça de Deus?

Será que é a minha própria justiça, aquela que conquisto pela minha obediência aos mandamentos? Certamente que não. A justiça do reino é o dom da justiça.

 

A nossa justiça hoje não é a nossa obediência, mas a obediência de Cristo que nos foi imputada. A justiça de Cristo nos foi dada como um dom.

 

II Coríntios 5.21

“Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós; para que, nele, fôssemos feitos justiça de Deus.”

É por isso que Paulo diz que o Justo viverá pela fé. Por que o justo vive por fé? Simplesmente porque ele não vê em si mesmo a justiça. Deus diz que vê a justiça de Cristo em nós e, nós simplesmente cremos na sua palavra.

 

Quando não cremos na justiça que procede da fé vivemos cheios de medos. Tememos não ter o suprimento de amanhã. Ficamos assustados quando vem a crise. Mas o Senhor disse para não ficarmos ansiosos, mas buscarmos a justiça do reino.

 

Romanos 1.17

“Visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.”

 

Como ele se fez pecado? Será que foi cometendo pecado? De jeito nenhum. Deus colocou o nosso pecado nele.

E como nós somos feitos justos? Seria porque praticamos a justiça? De forma alguma. Somos justos porque recebemos a justiça de Cristo. Essa é a justiça de Deus revelada no evangelho.

 

Paulo diz que o homem abençoado é aquele a quem Deus atribui justiça independente de suas obras. Em outras palavras, somos abençoados quando cremos que somos justos independente de nossa própria obediência.

 

Romanos 4.6-8

“6 E é assim também que Davi declara ser bem-aventurado o homem a quem Deus atribui justiça, independentemente de obras:

7 Bem-aventurados aqueles cujas iniqüidades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos;

8 bem-aventurado o homem a quem o Senhor jamais imputará pecado.”

 

Somos justos também porque Deus jamais nos imputará pecado. A verdade é que dos nossos pecados e das nossas iniquidades ele jamais se lembrará. Para Deus a questão do pecado está resolvida, por isso ele nos vê como justos.

 

Quando você crê nisso as demais coisas lhe são acrescentadas.

 

  • Por isso, não importa a situação que você esteja passando ao acordar pela manhã você não precisa aplicar fé para crer por um carro, uma casa, pelo pagamento disso ou daquilo, precisa apenas crer que você é  justo.
  • E uma vez que você crê na justiça de Cristo em você as demais coisas nos são acrescentadas.
    • Talvez, o seu  problema não seja a busca do prazer, mas o contentamento com um prazer muito pequeno.
    • Deus deve ser o nosso maior prazer. Nada menos do que Deus e seu Reino devem ocupar a nossa mente e o nosso coração.
    • O nosso problema não é fazer investimentos, mas fazer investimentos errados.
    • Somos desafiados a buscar uma riqueza que não perece. A ajuntar tesouros não na terra. A colocarmos nosso dinheiro, nossos bens, nossa vida a serviço de Deus e do seu Reino, em vez de vivermos ansiosos ajuntando tesouros para nós mesmos.
    • No Reino de Deus você tem o que você dá e perde o que você retém.
    • No Reino de Deus há ricos pobres e pobres ricos. A grande questão é onde está o nosso tesouro.
    • Se ele estiver nas coisas, então iremos fazer um investimento errado e vivermos ansiosos. Mas o nosso tesouro estiver no céu, no Reino de Deus, então, buscaremos esse Reino em primeiro lugar e viveremos livres de ansiedade para nos alegrarmos em Deus e deleitarmo-nos nele para sempre.

 

Esse é o Evangelho que Paulo anunciava. E esse é o evangelho que anunciamos hoje.

A palavra “Evangelho” significa “boas novas”. E a boa notícia de que Deus não está mais nos imputando pecado algum. O evangelho é a grande troca do Calvário. O Senhor se fez pecado por nós.

Uma vez que você foi feito justiça de Deus, não pode haver mais constrangimento de chegar diante dele e pedir! Por mais que você tenha errado, ainda assim o Senhor está pronto a socorrer você!

Esse é o Rivotril mais forte que você pode tomar para ficar livre de toda ansiedade.

 

Romanos 8.1

“Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.”

 

 

Conclusão: Eu não sei como você chegou aqui hoje. O Importante é que você chegou! E ao ouvir essa palavra você se identificou porque talvez a sua vida tenha se tornado tão corrida que você até já se acostumou  a conviver com a ansiedade.

Você faz tantas coisas aos mesmo tempo, atende à ligação, lê a mensagem no facebook, responder o WhatsApp, verificar o e-mail...

Tudo acontece tão rápido que você fica nervoso quando a internet está lenta, aperta o botão do elevador repetidamente para ver se ele chega mais rápido. E esse é você! Essa é você estressado, ansioso, o tempo todo preocupado com o futuro que já não desfruta das pequenas alegrias do presente.

E isso é um problema porque no momento que você precisa depender de Deus, você quer que Ele atue na mesma velocidade. E quando as coisas não acontecem no seu tempo você fica ainda mais nervoso.

Ei, aquieta o seu coração!  Deus tem o controle de todas as coisas. Receba a paz sobre a sua vida! Descanse nele! Renda-se agora mesmo! Porque você tem vale mais para ele do que as aves dos céus e do que os lírios do campo. Ele é o seu Pai e você foi feito justiça de Deus em Cristo Jesus. Se isso não for capaz de dar paz ao seu coração nada mais será.