Tiago 1.19
“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”
Introdução:
Você precisa de fé para receber para acessar as bênçãos de Deus em sua vida.
Você não pode simplesmente receber uma palavra e esperar que ela aconteça se não aplicar fé. O autor de hebreus deixa claro que a palavra que é recebida e não é misturada com a fé não tem proveito.
Hebreus 4.2
“Porque também a nós foram pregadas as boas novas, como a eles, mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não estava misturada com a fé naqueles que a ouviam.”
Quem já caminha conosco a mais tempo já sabe que o princípio básico da fé é o ouvir. Romanos 10.17 diz que a fé vem pelo ouvir. Mas, o que muitos não aprenderam ainda é que a fé é ativada pelo falar!
Quando eu ouço a fé é gerada em meu coração, mas quando eu falo a fé explode no meu espírito.
Então eu vou lhe entregar algumas chaves hoje que vão definir como serão os próximos meses em sua vida.
Pastor, como é possível saber como será o nosso futuro? É muito simples. Se eu conversar com você durante cinco minutos eu lhe digo exatamente como será o seu futuro. Porque o seu futuro será do jeitinho que você está falando.
O que vai acontecer já está sendo predito pelos seus lábios. Por isso, hoje minha reflexão com você é: “O MAIOR ATIVADOR DA FÉ!”
E sabe qual o maior ativador da fé? O que sai da sua boca! As suas palavras!
Vejamos, pois, alguns princípios:
-
Minha vida é governada por aquilo que eu falo:
Tiago 1.19
“Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar.”
Se você observar o contexto dos capítulos 1 2 e 3 de Tiago, você vai perceber que o apóstolo está ensinado sobre fé.
E no meio desse compêndio de fé ele diz: “todo homem seja pronto para ouvir.” Porque a fé vem pelo ouvir.
Mas depois ele diz também: “Todo homem seja tardio para se irar”, ou seja, não ponha suas emoções no negócio. Tira o psicológico, tira o emocional, opere num nível que você não fique irado ao ponto de desestabilizar sua alma e desestabilizar sua fé. Que você não fique tão abalado que o medo dite na sua vida o que você estará ou não pensando.
Então eu tenho que criar uma disciplina espiritual onde minha boca se recusa a falar o que eu estou sentido. Minha boca só fala fé, minha boca só jorra fé, minha boca só espalha fé. Eu aprendi a não falar incredulidade.
Porque eu posso falar o que minha alma está sentindo ou o que o meu espírito está ouvindo de Deus.
Eu descobrir que a minha vida não é governada pelas circunstâncias. A minha vida é governada pelo que eu falo.
Porque o que eu falo eu autentico, o que eu falo eu subscrevo. Porque a gente recebe muita coisa falando sem perceber que estamos falando.Observe se a vida que você tem hoje não é resultado de coisas que você falou no passado.Seja sincero! Você não falou um dia que queria morar onde você mora hoje? Seja honesto! Você não falou um dia que iria dirigir esse carro que você dirige? Você não falou que iria se casar com essa pessoa com que você está casada? Sim ou Não?Veja o que nos diz a Palavra:
Veja o que diz o sábio Salomão:
Provérbios 21.23
“O que guarda a boca e a língua guarda a sua alma das angústias
Mude as realidades ao seu redor com a semente correta.
Devemos decidir que nunca mais diremos! Vou compartilhar com vocês
“Nunca mais direi “não posso”, pois “tudo posso naquele que me fortalece” (Fp. 4.13).
“Nunca mais direi que “não tenho”, pois “o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir em Cristo Jesus, cada uma de minhas necessidades” (Fp. 4.19).
Nunca mais direi que “tenho medo”, “porque Deus não nos tem dado um espírito de covardia, mas de poder, de amor e de moderação” (II Tm 1:17).
Nunca mais direi que “tenho dúvidas ou falta de fé”, porque eu tenho “a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” (Rm. 12:3).
Nunca mais direi que sou fraco, porque “o Senhor é a fortaleza da minha vida” (Sl 27:1) e “o povo que conhece ao seu Deus se tornará forte e ativo” (Dn 11:32).
Nunca mais temerei a Satanás, porque “maior é aquele que está em mim do que aquele que está no mundo” (I João 4:4).
Nunca mais direi que estou derrotado, porque Deus “em Cristo sempre me conduz em triunfo” (II Co 2.14).
Nunca mais direi que “não tenho sabedoria”, pois “Cristo Jesus se tornou da parte de Deus sabedoria para mim” (I Co 1.30).
Nunca mais direi que estou doente, pois “pelas suas pisaduras fui sarado” (Is 53.5) e Jesus “mesmo tomou as minhas enfermidades e carregou com as minhas doenças” (Mt 8.17).
Nunca mais direi que “estou preocupado e frustrado”, pois estou “lançando sobre ele toda a minha ansiedade porque Ele tem cuidado de mim” (I Pe 5.7).
Nunca mais direi que “estou preso” pois, “onde está o Espírito do Senhor aí há liberdade” (II Co 3.17). Meu corpo é o templo do Espírito Santo!
Nunca mais direi que “estou condenado”, pois “já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8.1). Estou em Cristo, portanto estou livre de condenação.
Nunca mais direi que “Cavar poço”, pois “E” (HEBREUS 10:24 - 25). Estou em Cristo, portanto estou livre para servir ao Reino, consideremo-nos uns aos outros para nos ESTIMULARMOS AO AMOR E A BOAS OBRAS.
Que declarações poderosas! Ao invés de semear errado, tome esta lista como exemplo de coisas que você pode dizer sobre si mesmo. Semeando estas palavras você colherá e se fartará do fruto delas.
Nossa boca, foi criada por Deus para expressar fé! Fale fé! Fale vida! Fale vitória e veja como a sua vida será direcionada no caminho da bênção.
-
Falar autentica ou não as minhas circunstâncias:
O seu coração é o cartório espiritual aonde a sua boca vai e autentica ou não autentica.
Você pode você receber um documento todo certinho, um contrato de uma empresa séria com tudo assinado, mas se não for autenticado, ele não tem valor jurídico.
Você ler, você entende, está tudo certo, mas você não pode ser cobrado por algo porque não foi autenticado. Uma vez que você autentica, uma vez que o cartório diz: essa assinatura é dele mesmo, agora aquele documento começa a valer na sua vida.
O problema de muita gente é que tão logo ela recebe uma notícia ruim, ela corre no cartório do coração e com suas palavras ela começa a autenticar dizendo: “eu vou morrer, eu não vou conseguir sair dessa situação, eu não tenho como pagar.”
Sua boca autentica ou não autentica. Por que o cartório? Para dar aos documentos legitimidade. Por que o cartório? Para conceder aos contratos legitimidade.
Quando você vai ao cartório e autentica, você está oficializando aquele documento.
Então quando o diabo lhe envia uma doença e você não recebe essa doença por dizer que não está com ela, você tem o sintoma, mas você não autenticou a enfermidade na sua vida.
Você passa a ter a doença quando você recebe e começa a repetir dizendo: “eu estou isso eu estou aquilo...”
Antes de autenticar qualquer notícia, eu preciso saber o que o Deus diz. Como dizia Kenneth Haggain “A Bíblia diz eu creio e está resolvido.”
Ou seja, eu não vou estabelecer sobre as circunstâncias um carimbo se ela não vem do Espírito. Mas eu vou autenticar a voz do Espírito no meu coração.
Quando o Senhor fala comigo eu adoro e confesso, eu estou autenticando o milagre, a solução, a vida, a cura no reino do espírito.
O que eu falo subscreve o que eu recebo. O que eu falo autêntica o que eu recebo, sela o que eu recebo. O que sai da minha boca permite ou não que as circunstâncias continuem na minha vida.
O que sai da minha boca ou autentica ou desantentica o que satanás envia.
-
Falar é assinar o recibo de entrega:
O que sai da minha boca é o mesmo que acontece quando o carteiro chega na sua casa para entregar uma encomenda.
Ele lhe entrega a encomenda, mas antes você precisa assinar um documento para receber.
Quando você assina você está dizendo eu recebo. E o carteiro lhe entrega a sua encomenda.
Falar é receber! Falar é assinar o recibo de entrega!
Quando alguém diz: “Eu estou com uma dor de cabeça.” Ele pegou os sentidos físicos e deu toda expressão vocal. Ele assinou o recibo.
Imagine você recebendo um sintoma no seu corpo e não autênticando por não concordar com aquele sentido, mas concordar com a palavra de Deus. Você não está negando que está sentindo, mas também você não está assumindo. Você não está negando a dor, você só não está dando a dor legitimidade.
Quando você para de falar de enfermidade, quando você parar de falar de escassez a enfermidade e escassez perdem a força, perdem a capacidade de controlar sua vida.
Quando você não fala, você tira a força que o problema tem de governar sua vida. Quando você confessa a derrota você está assinado o pacote que o inferno enviou.
Quando o entregador lhe pede para assinar o recebimento se você se recusar ele tem que levar de volta para quem enviou.
É isso que você tem que fazer. Enviar de volta a encomenda do inferno para o lugar de onde ela saiu. Porque você não assinou.
Falar é estabelecer a assinatura daquilo que eu creio.
Se você crê na doença você fala da saúde ruim.
Se você crê na pobreza você fala da escassez.
Se você crê perdição da sua família você fala da condição dos seus filhos.
E você fica falando isso o tempo todo: “meu filho não tem jeito”. “As coisas estão muito difíceis.”
E tem pessoa que já assina para o ano todo quando no início do ano ela diz: “Esse vai ser muito difícil.” Ei, amigo, o ano não terminou ainda e você já levou no cartório e com suas palavras autenticou que vai ser um ano ruim. Seu ano será do jeito que você falou.
“Esse meu filho não tem jeito” você já assinou a perdição do seu filho.
Confessar a palavra é dizer o que Deus diz.
Se você quer proteger o que seu espírito conquistou, você quer proteger uma condição de fé que você estabelece sobre a sua família, sobre a sua empresa, sobre os seus filhos, sobre a sua saúde mantenha a confissão da palavra.
Salmo 119.105
“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e luz para os meus caminhos.”
Aquilo que você fala em fé no espírito porque você crê você recebe. E aquilo que provém da sua alma você também recebe.
Sua boca é o leme do Navio:
Tiago 3.4,5
“ 4 Observai, igualmente, os navios que, sendo tão grandes e batidos de rijos ventos, por um pequeníssimo leme são dirigidos para onde queira o impulso do timoneiro.
5 Assim, também a língua, pequeno órgão, se gaba de grandes coisas.”
Aquilo que você fala direciona suas circunstâncias. Aquilo que você fala direciona o navio da sua vida.
Portanto, nós precisamos de uma violenta mudança de mente. Porque por mais disciplinados que sejamos volta e meia a gente se pega falando incredulidade.
Para falar fé você tem que se posicionar, você tem que meditar, você tem que alinhar seu espírito, mas para falar incredulidade é rápido, é só abrir a boca baseado no que seus sentidos naturais estão vendo. Rapidamente você concorda: “eu sou hipertensivo. Meu filho é um drogado. Eu já fiz tudo não tem jeito.”
Aprenda uma coisa, você não fez nada. Quem fez tudo foi o Senhor. Estabeleça a obra na cruz na sua vida, comece a confessar: eu e a mina casa serviremos ao senhor.
Faça um teste: Por 30 dias só fale fé na sua vida e depois você me conta!
Quando você se firma na palavra e se recusa a assinar o pacote do inferno enviado para sua vida, o diabo não tem outra alternativa, senão, tentar em outra freguesia. Mas, se falamos incredulidade eu assino e recebo o pacote.
Amasse a mensagem do diabo e diga: “eu me recuso a falar incredulidade.” Porque quando você faz isso, aquele problema pode até ficar gravitando em torno de mim, uma hora ela vai ter que sair porque eu não recebi falando com a mina boca que eu estou doente, que eu estou apertado.
Quem crê com o coração e com a boca confessa é salvo! Porque com o seu coração se crê e com a boca se confessa a cerca da salvação.
Essa questão é muito séria!
Nos Evangelhos, você não encontra o Senhor Jesus falando incredulidade.
Até mesmo quando Lázaro morreu o Senhor não falou que ele estava morto. Ele disse Lázaro está dormindo e vamos lá para despertá-lo. E os discípulos que estavam aprendendo a caminhar com o Senhor não entenderam.
Tudo o que existe nesse mundo tem o poder de ouvir a palavra do Senhor. Até um vale de ossos secos consegue ouvir a voz do profeta quando ele levanta a voz e abre a boca e diz: “ossos secos ouvi a palavra do senhor?’ Será que os ossos ouviram? Será que um exército se levantou?
Palavra são sementes. Palavras semeadas são sementes semeadas.
Comece a confessar de fé!
Comece a ter pensamentos de fé!
Comece a ter conversar de fé!
Eu sei quanto é dolorido lutar contra a nossa própria carne. Mas é isso que vai lhe fazer andar em vitória!
Ilustração: A irmão que foi com o marido conversar com o pastor, e o marido disse que queria se separar. Quando o pastor perguntou a esposa o que ela tinha a dizer a esposa falou:
- Nada do que ele está falando é verdade pastor. Esse homem é apaixonado por mim. Ele não vai largar uma mulher que ama tanto a ele. Porque nenhuma mulher vai amar esse homem como eu amo pastor. Ele está um pouco abalado, mas ele me ama.
Não precisa continuar a história para você que esse casamento permaneceu firme.
Na maioria das vezes, Deus só vai mudar uma circunstância se ele mudar a nossa boca. Quando a gente muda o coração muda a boca.
A boca fala do que o coração está cheio. Então se Deus não mudar sua boca ele não sua mudar sua vida.
Não abra a boca para falar incredulidade. Porque o maior poder da fé é falar fé.
Como Deus criou o universo? Falando! Disse Deus haja e tudo passou a existir!
E depois de falar para criar todas as coisas a Bíblia diz que o Senhor descansou.
Comece a dizer e depois entre no descanso. Coração e boca estão interligadas. Porque se alguém disse a esse monte e crê no seu coração será como se diz.
-
Abra a boca e cri um novo mundo para você!
-
Abra a sua boca e cri uma nova família para você!
-
Abra a sua boca e cri uma nova realidade na sua saúde!
-
Abra a sua boca e cri uma nova realidade financeira para você!
Quando os espias disseram “que morreriam no deserto” o Senhor disse: como disseram assim será com eles.
Conclusão:
Não importa qual seja a circunstância que você esteja passando você precisa declarar: Este ano EXATAMENTE em março nosso pastor disse que seria o melhor ano das nossas vidas. Alguém vai lhe perguntar: “porque como você sabe que será o melhor ano? Porque eu estou falando!”
Olha o que o nosso Deus esta fazendo!
Esse ano será um ano em que as coisas vão acontecer muito rápido na minha vida. Esse ano será um ano de aceleração! Olha as mudanças , montar uma igreja em 13 dias....
Agora é na sua vida receba a chave do cofre, ande pela fé.